Morreu Manuela Gonçalves. Designer de moda tinha 77 anos

Moda 1991
[Fotografia: Arquivo Global Imagens] Desfiles de moda. ConsultÛrio de moda. Evento de crÌtica e an·lise ·s tendÍncias nacionais. © Proibido o uso editorial sem autorizaÁ„o da Global NotÌcias. Esta fotografia n„o pode ser reproduzida por qualquer forma ou quaisquer meios electrÛnicos, mec‚nicos ou outros, incluindo fotocÛpia, gravaÁ„o magnÈtica ou qualquer processo de armanezamento ou sistema de recuperaÁ„o de informaÁ„o, sem prÈvia autorizaÁ„o escrita da Global NotÌcias.

Estilista e criadora de moda foi uma das designers pioneiras da moda nacional no pós 25 de abril e na libertação dos dítames das linhas e das costuras nos anos 80 do século passado. Tudo num Bairro Alto que ganhava uma nova identidade: o do epicentro da moda.

Manuela Gonçalves participou numa única edição da ModaLisboa, a primeira, em 1991, segundo confirma a organização ao Delas.pt

Manuela Gonçalves morreu esta terça-feira, 20 de setembro, vítima de cancro e estava internada do Instituto Português de Oncologia há uma semana, segundo avança o jornal Público e como confirma fonte oficial do certame de moda da capital portuguesa. Até ao momento, não foi possível obter uma reação da responsável da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza.

Segundo revelou a Notícias Magazine, em agosto de 2018, Manuela Gonçalves esteve em Londres, onde estudou moda ao abrigo de uma bolsa concedida pelo antigo Fundo de Fomento de Exportação, tendo seguido para o trabalho em marcas de maior dimensão, como a Fábrica Simões. “Paralelamente, desenvolveu uma marca própria, que deu a conhecer na Carmim e na Loja Branca”, recorda a mesma publicação.