Morreu Pierre Bergé, um dos pais da Yves Saint Laurent

Pierre Bergé morreu esta sexta-feira, 8 de setembro, aos 86 anos, em Saint-Rémy-de-Provence, França, vítima de doença prolongada. A notícia foi avançada pela Yves Saint Laurent, marca que o empresário ajudou a fundar em 1961.

Nascido em 1930, Pierre Bergé entrou para o mundo da moda através de Yves Saint Laurent, de quem se tornou parceiro de negócios na década de 60 do século passado e com quem viveu uma história de amor. Chegaram a viver juntos e, em 2008, casaram pelo registo civil. Um ano que ficou também marcado pela morte de Yves Saint Laurent, aos 71 anos.

Em entrevista ao jornal Público, de 2013, Pierre Bergé admitiu que, até conhecer aquele que foi o amor da sua vida, o mundo da moda “era um métier [profissão] fútil e burguês”. Embora fosse amigo de Christian Dior, este empresário tinha assumido que nunca tinha visto uma coleção de moda. “Quando conheci Yves, tudo isso mudou. [Quando abrimos a maison], vivíamos juntos há três anos, já sabia alguma coisa deste métier, assistia às coleções e tinha visto algumas das ideias que tinha”, contou Pierre.

O empresário preparava-se para inaugurar dois museus em memória do companheiro no próximo mês de outubro. Um em Paris e outro em Marraquexe, com o propósito de expor o legado de uma das casas de moda francesas mais admiradas em todo o mundo.

Mas a moda foi uma área que Pierre Bergé só descobriu junto de Saint Laurent. Até então, havia-se dedicado apenas a questões políticas e sociais.

Homossexual assumido desde os 15 anos, Pierre Bergé sempre lutou pelas minorias. Era um defensor dos direitos da comunidade LGBT e, em 1994, fundou uma associação com o objetivo de combater o Vírus da SIDA, a atual Sidaction. Sempre se disse um homem de esquerda, tendo apoiado várias personalidades, como Emmanuel Macron atualmente Presidente, em França.

Também a cultura era uma área que o cativava, tendo dirigido, de 1977 a 1982, o Teatro de Athenée-Louis Jouvet e, mais tarde, de 1988 a 1994 foi responsável pela Ópera de Paris. Nos anos 90 fundou ainda a revista gay Têtu e nos anos 2000 fez surgir um canal de televisão online, o PinkTV.

Na galeria de imagens disponível acima pode encontrar algumas imagens de Pierre Bergé, incluindo com Yves Saint Laurent.

 

Imagem de destaque: Instagram


Conheça ainda o ícone da moda que esteve de parabéns.

Conheça ainda a nova embaixadora de Yves Saint Laurent.