Morreu Rosalina Machado, a primeira mulher a liderar uma multinacional em Portugal

Rosalina Machado , Restaurante Belcanto .
[Fotografia: Arquivo Global Imagens]

Foi a primeira mulher portuguesa a presidir a uma multinacional em Portugal. A publicitária dirigiu os destinos da Ogilvy & Mather, companhia na qual ocupou o lugar de chairwoman até 2009. Mais tarde, abraçaria os negócios da família e o icónico restaurante Belcanto, em Lisboa.

Rosalina Machado, de 80 anos, sucumbiu a um cancro do pulmão, com o qual lutava há anos, e o seu desaparecimento aconteceu um dia depois da morte do marido e companheiro de há mais de 50 anos, Francisco Tavares Machado, vítima de covid-19.

“Morreu uma das melhores profissionais do mundo da comunicação, publicidade, marketing e o mais que quiserem que Portugal teve até hoje. Afirmou-se no mundo empresarial como poucos e, no seu tempo, como muito poucas. Uma mulher linda, elegante, sabia ensinar com diplomacia, ceder e ser dura”, reagiu no Facebook António Cunha Vaz, amigo de Rosalina Machado.

É recordada pelo sue percurso notável na economia, mas também pela generosidade. Todo o Jet Set nacional está em choque. Lili Caneças diz-se mesmo “devastada” com esta perda.

Ao “Delas”, Maria José Galvão Sousa, figura de referência do “social”, recorda a amiga, com quem chegou a trabalhar. “Trabalhei durante muitos anos com a agência de publicidade Ogilvy, na qual a Rosalina Machado era a presidente. Contactamos muito e sempre foram momentos singulares não só pelo seu profissionalismo como pela pessoa em si, de uma delicadeza e trato únicos”, começa por referir.

“Também fora do ambiente de trabalho em eventos sociais convivi com a Rosalina e era de facto encantadora. Uma enorme perda”, conclui Maria José Galvão Sousa.