O assassinato da vereadora brasileira Marielle Franco está a gerar um movimento de solidariedade – com marchas e protestos organizados através das redes sociais – um pouco por todo o mundo. E Portugal não quis ficar de fora.
Para além dos atos de homenagem espalhados por todo o Brasil (veja as imagens na galeria acima), a morte de Marielle Franco – brutalmente assassinada na noite da passada quarta-feira, 14 de março – despoletou reações em inúmeros pontos do globo. Nas redes sociais, países como Argentina, EUA, Chile, França ou Portugal estão a organizar protestos em homenagem a Marielle, a quinta vereadora mais votada no Rio de Janeiro nas eleições de 2016.
— Leandra Leal (@leandraleal) 15 de março de 2018
Em Portugal
O assassínio de Marielle Franco, vereadora que denunciava a violência da polícia nas favelas, também levou a população portuguesa a sair à rua em memória da ativista. Os manifestantes concentraram-se ontem, 15 de março, no Largo Camões, em Lisboa, mas estão agendados outros protestos para os próximos dias, nomeadamente na capital Portuguesa e no Porto.
Na sequência do assassinato de Marielle foram muitas as celebridades que prestaram uma homenagem à vereadora através das redes sociais:
Tiraram a vida de Marielle Franco. Assassinaram uma guerreira. Por ser negra, por ser mulher e por ser guerreira. Marielle dedicou sua vida à luta contra a injustiça e a barbárie. Isso não pode ficar assim. Não podemos nos calar! pic.twitter.com/Q9EAO0FTNz
— Gregorio Duvivier (@gduvivier) 15 de março de 2018
Imagem de destaque:REUTERS/Sergio Moraes