Moschino: Onde as princesas se cruzam com o punk

Ninguém pode negar que Jeremy Scott (diretor criativo da marca Moschino) proporcionou um verdadeiro show no desfile que ocorreu esta quinta-feira dia 21 de setembro em Milão. Vindo do estilista não é surpresa.

A apresentação da coleção de outono/inverno de 2017 também teve uma conotação forte. Com foco no ambiente e na reciclagem, Scott mostrou vários looks com material a recriar caixas de papelão com fita-cola, e usou editoriais antigos para fazer novas peças, transmitndo a acumulação de lixo que criamos.

Desta vez foram os bonecos animados My Little Pony (A Amizade é Mágica) a inspiração e que se destacaram na roupa. Jeremy Scott previamente já tinha feito coleções com imagens da McDonalds, Magnun e até produtos de limpeza.

O estilista revelou à imprensa no backstage que o divertimento da sua coleção é uma maneira de levar as pessoas a abstraírem-se da realidade dos dias de hoje, razão pela qual não adotou um tema mais concreto à atualidade.

Kaia Greber, filha da famosa modelo Cindy Crawford, abriu o desfile sem dar dúvidas ao tema da coleção. As princesas punk foram o destaque feito pelo estilista. Os bustos de cetim, as meias de rede, os casacos de pele e as saias de tule, aqui combinaram. A justaposição entre as plumas e as tachas funcionou e levou mais uma vez o público ao rubro. Tanto houve peças delicadas como vestidos de gala em ceda, como cintos a ser usados de bandoletes e bodies em pele. As formas e estruturas também se distinguiram entre as mais fluidas e as mais compostas. No entanto, entre a grande variedade de tons, estruturas e temas, houve uma fluidez ao longo do desfile.

A natureza também teve predominância nas peças. O desfile cinemático contou com roupa a replicar buquês de flores, borboletas e jardins. Entre os looks mais dramáticos, destacou-se um vestido a reproduzir uma tulipa que ao desfilar a modelo ia tirando as pétalas e distribuindo pelo público. Um desfile proativo, divertido e provocante sem deixar a seriedade do trabalho de Scott ser questionada.

Andreia Lukeny Silva