MOTELX: os filmes de terror que não vai querer perder

filmes-de-terror

O MOTELX, o Festival Internacional de Cinema de Terror, está de volta e promete fazer as delícias de todos os amantes desta categoria cinematográfica. É já esta terça-feira, 10 de setembro, que o evento começa, sendo que até o próximo domingo, 15 de setembro, serão exibidos mais de 100 filmes “para celebrar o passado e o presente do cinema de terror português e além-fronteiras”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

Os bilhetes para o MOTELX estão à venda no Cinema São Jorge, na Ticketline e em pontos de venda associados.

Programação: o que pode ver nos dias do evento

Com filmes dos Estados Unidos da América, Brasil, Dinamarca e Coreia do Sul, a primeira noite de MOTELX, terça-feira, é uma pequena volta ao mundo pela lente do cinema de terror. A sessão de abertura (já esgotada) apresenta a estreia nacional de Ma do americano Tate Taylor, filme que tem sido elogiado pela interpretação Octavia Spencer.

Vão haver também sessões do filme que conquistou o grande prémio do Festival de Cannes: Bacurau. Para as sessões da meia-noite ficam reservados The Gangster, The Cop, The Devil, de Lee Won-tae, e Koko-di Koko-da, de Johannes Nyholm.

Para quarta-feira, os filmes vão do intimista “A Sombra do Pai” (Gabriela Amaral Almeida) ao apocalíptico “The Quake”, cuja sessão contará com a presença do realizador John Andreas Andersen. É também dia de MOTELQuiz, de Carta Branca a João Pedro Rodrigues, que apresenta cinco das suas curtas-metragens favoritas, e de “Diner” (Mika Ninagawa).

O terceiro dia de MOTELX, quinta-feira, é marcado pela estreia nacional do controverso “The Golden Glove”, filme de Fatih Akin que chocou o público do último Festival de Berlim. Há também a oportunidade de ver o épico sobrenatural indiano “Tumbbad” (Rahi Anil Barve), estreado no 75.º Festival de Veneza.

No mesmo dia poderá ainda ver “A Good Woman is Hard to Find”, com apresentação pelo realizador Abner Pastoll, e “The Entity” de Erik Matti, descrito como um cruzamento entre “The Amityville Horror” e “O Exorcista”, com um toque cultural distintamente filipino. A primeira sessão da secção Doc Terror traz “Horror Noire: A History of Black Horror” (Xavier Burgin).

No dia mais aguardado desta 13.ª edição, sexta-feira 12, o MOTELX mostra em antestreia nacional o filme de terror mais aguardado do ano, “Midsommar”, apresentado pelo realizador do momento e convidado especial do Festival: Ari Aster, que também já está com sessão esgotada.

E por se tratar da primeira sexta-feira 13 em 13 anos, o MOTELX preparou um encontro de Jasons a propósito da sessão da meia-noite de “Friday the 13th” (“Sexta-feira 13”), o filme que trouxe Jason Vorhees para os nossos pesadelos. Com o apoio da Mascarilha, patrocinadora oficial da sexta-feira 13 do MOTELX, serão oferecidas 200 máscaras de Jason à entrada do filme.

Sábado é dia da estreia mundial da longa de terror portuguesa “Faz-me Companhia”, na presença do realizador Gonçalo Almeida e de um elenco que inclui Eunice Muñoz. Outros realizadores que apresentam os seus filmes neste dia são Veronika Franz e Severin Fiala (“The Lodge”), Søren Juul Petersen (“Finale”) e Ari Aster, que vem mostrar “Hereditário”, um dos filmes mais falados de 2018.

No último dia do 13.º MOTELX celebram-se os 40 anos de “Alien” com projeção em 4K da obra-prima de terror cósmico de Ridley Scott. Logo depois há uma masterclass sobre folk horror com Ari Aster, seguida de sessão de autógrafos.

Pode também ver toda a programação do evento no site.

MOTELX assinala 200 anos de Frankenstein com debate sobre mulheres na cultura