Subir

Mousse de chocolate mais fácil do mundo

Mousse de chocolate mais fácil do mundo

Esta mousse sem ovos, com apenas dois ingredientes, fica igualmente cremosa. A receita é de Rita Nascimento, chef do La Dolce Rita, o primeiro canal português de pastelaria no YouTube, e faz parte do livro ‘Sobremesas 5-5-5: para comer à colher, à fatia ou à dentada’, Arte Plural Edições (à venda nas livrarias a partir de 13 de maio).


Veja também as receitas
Tarte de chocolate por menos de cinco euros
O mais fácil bolo de chocolate do mundo
Uma receita de cheesecake tão fácil que se tornou viral


Ingredientes (para seis porções):
200 g de chocolate meio-amargo
200 ml + 200 ml de natas

Preparação:
No micro-ondas (ou em banho-maria), derreta o chocolate partido em pedaços e 200 ml de natas, mexendo com uma colher até obter um creme brilhante e uniforme. Leve por alguns minutos ao congelador e, enquanto isso, bata os 200 ml de natas que restam (devem estar bem frias) até ficarem espumosas. Envolva as natas no creme de chocolate, que deverá ter arrefecido, mas não a ponto de ficar duro. Deite em tacinhas individuais ou numa taça grande e leve ao frigorífico.

Veja o vídeo da receita:

a carregar vídeo

As dicas de Rita Nascimento para esta receita:
– Polvilhe com cacau em pó ou raspas de chocolate;
– Não use um chocolate muito amargo, ou a mousse ficará pouco doce;
– Junte nozes picadas ou outros frutos secos;
– Use esta mousse para rechear um bolo com uma massa leve, tipo pão-de-ló;
– Pode usar a mesma receita para fazer uma mousse de chocolate de leite ou branco, mas, como estes chocolates são menos estáveis, terá de juntar folhas de gelatina hidratadas e dissolvidas em uma colher de sopa de natas quentes: use uma folha de gelatina para fazer mousse de chocolate de leite e duas folhas para mousse de chocolate branco.

B.C.M.