O que muda no seu corpo com a dieta cetogénica?

Fazer dieta sem aconselhamento profissional é sempre uma má opção. Prova disso é a dieta cetogénica, que está muito na moda entre quem pratica desporto com regularidade. Os adeptos deste tipo de alimentação comem legumes, queijos, ovos, frutas, castanhas, sementes, óleos e carnes, mas excluem por completo o pão, massa, doces, leite, milho, feijões e arroz.

Sem hidratos de carbono para transformar em energia, o corpo terá de recorrer a outros nutrientes e faz com que, durante as primeiras semanas, as pessoas sintam dores de cabeça, tonturas e outros sintomas semelhantes aos de uma gripe.

Quem não deve fazer esta dieta?

Ainda não existem estudos suficientes sobre a dieta cetogénica, mas há alguns dados que à partida lhe podemos proporcionar: diabéticos devem sempre consultar o seu médico devido aos níveis de açúcar no sangue, bem como pessoas com problemas pancreáticos, hepáticos ou do metabolismo da gordura.

Isto porque esta dieta é tão rica em gordura que faz com que alguns órgãos fiquem com uma grande pressão adicional.

Apesar destes efeitos negativos durante as primeiras semanas, a dieta cetogénica também tem vantagens. Uma delas é a redução do risco de desenvolver doenças crónicas. No entanto, a maioria das pessoas não sabe que o objetivo desta dieta é perder gordura e não peso, acabando por aplicá-la nos casos errados.

Na galeria de imagens acima pode ver os seis efeitos que a dieta cetogénica tem no seu corpo, segundo o site Runner’s World.


Leia também:

Nutricionista revela segredos da dieta de Kim Kardashian