Mudar hábitos ajuda a melhorar a eficácia da fertilização in vitro

Mudar hábitos ajuda eficácia fertilização in vitro casal mulher homem gravidez
[Fotografia: Suhyeon Choi/Unsplash]

Estima-se que mais de 15% da população adulta no mundo enfrente problemas de fertilidade e tem de recorrer à fertilização in vitro. Mas há hábitos que podem acelerar ou prejudicar este processo. Tome nota

Para ter uma maior taxa de sucesso neste tipo de tratamentos, os casais podem adotar determinados comportamentos que podem ajudar a atingir bons resultados.

O cuidado com as bebidas alcoólicas, o fumo, o regime alimentar, cafeína e os exercícios físicos ajudam a melhorar a probabilidade de ter um filho.

Existem estudos que comprovam, tal como conta o site Veja, que o consumo do tabaco contribui de forma negativa para a gravidez, reduzindo para 50% os casos de sucesso de fertilização in vitro e aumentou o número de abortos.

Por sua vez, os casais que ingerem bebidas alcoólicas também têm menos probabilidade de conseguir ter um filho, através do tratamento, em comparação com os que não bebem álcool.

A dieta composta por vegetais, azeite e peixe aumenta a taxa de sucesso, de acordo com vários estudos, diz o especialista. Já a cafeína tem o efeito contrário durante a fertilização in vitro.

Os homens que praticaram atividade física tinham uma alta percentagem de espermatozoides, melhorando a probabilidade de serem pais. Já os mais sedentários tinham uma percentagem mais baixa.