Mulher fica tetraplégica após fazer abdominais no ginásio

Fazer abdominais é um exercício de força tão comum que ninguém pensa que pode magoar-se seriamente a fazê-lo. Mas foi exatamente isso que aconteceu com Marcelle Mancuso, uma modelo de fitness e estudante de Direito brasileira, de 23 anos. Em janeiro de 2016, quando estava a fazer sit-ups no ginásio com os pés no ar, amarrados a um banco, e com a cabeça baixa, perto do chão, o pior aconteceu.

“A banda que ligava os meus pés ao banco rompeu-se e bati com a cabeça no chão, quebrando a coluna cervical e ficando imediatamente tetraplégica. Perdi todo o movimento do pescoço para baixo”, recordou Marcelle Mancuso ao site Health.

Perante esta lesão que lhe bloqueou os movimentos nos membros superiores e inferiores do corpo, os médicos colocaram-lhe uma placa de titânio no pescoço e seis parafusos para lhe realinhar a coluna vertebral.

“Os médicos não sabiam se voltaria a andar novamente. Estava com medo, mas lutei. Tenho sido resiliente e dediquei-me todos os dias à fisioterapia“, explicou a brasileira.

Ao longo dos últimos três anos, Mancuso teve de reaprender a andar e até a alimentar-se sozinha, mas conseguiu recuperar e já voltou aos treinos no ginásio. Hoje tem uma vida normal e independente. Consegue andar, correr, saltar à corda e nadar.

“Agradeço a Deus todos os dias por isso. Agora faço abdominais mas só no chão, deitada“, acrescentou Marcelle Mancuso.

Cientistas de Harvard descobrem melhor exercício para abdominais definidos