Mulher portuguesa entre as vítimas de atentado em Barcelona

Barcelona
Barcelona (Sergio Perez/Reuters)

Uma mulher de nacionalidade portuguesa, nascida em 1943 e residente em Lisboa, é uma das 13 vítimas mortais do ataque registado na quinta-feira, 17 de agosto, em Barcelona, Espanha.

“Infelizmente, confirma-se, para já, o nome de uma portuguesa, nascida em 1943, com residência em Lisboa. É uma das vítimas mortais”, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, adiantando que a informação foi confirmada “na última meia hora”.

Desconhece-se em que contexto a mulher estava na capital da Catalunha, mas sabe-se que uma outra mulher, de 20 anos, a acompanhava, ignorando-se o seu paradeiro, adiantou o governante.

“Encontra-se mais uma portuguesa desaparecida, que terá 20 anos. Estamos a desenvolver diligências para tentar verificar o seu paradeiro”, frisou.

O secretário de Estado já informou a família da vítima mortal portuguesa, a quem transmitiu “disponibilidade para apoiar em tudo o que for necessário”, nomeadamente na identificação e nos procedimentos para a trasladação do corpo. Um dos familiares já se encontra em Barcelona, acrescentou.

O ataque foi cometido por um homem, ainda procurado pelas autoridades, que conduzia uma carrinha e atropelou mortalmente 14 pessoas, ferindo cerca de uma centena, na avenida mais movimentada de Barcelona, Las Ramblas. O atentado, entretanto reivindicado pelo Estado Islâmico, ocorreu pelas 17h locais (16h em Lisboa) desta quinta-feira.

A polícia catalã já deteve três suspeitos de envolvimento no ataque. Na operação policial montada a seguir ao atentado, foram mortos pelo menos quatro supostos terroristas em Cambrils, a 117 quilómetros de Barcelona, que estariam a preparar um outro atentado nessa localidade balnear.

Marcelo manifesta apoio à família

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já manifestou apoio à família da vítima portuguesa do ataque desta quinta-feira, em Barcelona.

Numa mensagem colocada na página da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado português “manifesta o seu apoio à família neste momento difícil, apresentando as suas sentidas condolências”.

Ainda no dia do atentado, Marcelo Rebelo de Sousa, contactou o Rei de Espanha, para condenar “mais uma vez” e com “veemência, o ato terrorista” e manifestar a solidariedade portuguesa a todas as vítimas.

Não há portugueses entre os feridos

As informações recolhidas pelo Governo junto dos hospitais que receberam vítimas do ataque permitem, para já descartar a existência de portugueses entre os feridos.

Segundo os registos governamentais, há cerca de 35 mil portugueses inscritos nos serviços consulares na região da Catalunha. Mas esses dados podem estar longe de refletir o número exato de portugueses que se encontrarão na região, nesta altura, já que há “uma população flutuante.

“Sobretudo do fluxo de turismo, fluxo de trabalho, fluxo de investimento, há, de facto, muitos fluxos, que têm como destino Barcelona. Portanto, temos de continuar, como sempre dissemos, a aguardar por todas as informações até às ilações finais”, sublinha José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades.

Imagem de destaque: Sergio Perez/Reuters