Mulheres afegãs proibidas de viajarem de avião sem um familiar masculino

direitos mulheres afegã afeganistão talibans desporto
[Fotografia: HEDAYATULLAH AMID/EPA]

Os talibãs ordenaram que as companhias aéreas no Afeganistão impeçam as mulheres de embarcar, a menos que estejam acompanhadas por um familiar do sexo masculino, uma nova restrição às liberdades das afegãs, muito afetadas nos sete meses que este grupo está no poder.

Desde o seu regresso ao poder, a 15 de agosto de 2021, os talibãs anunciaram várias restrições à liberdade das mulheres, geralmente aplicadas localmente, de acordo com as autoridades regionais do ministério para a Promoção da Virtude e a Prevenção do Vício.

O movimento islamita prometeu que apresentaria uma versão mais tolerante do rígido código de comportamento que o seu governo impôs no seu primeiro período no poder, de 1996 a 2001. Mas desde agosto que têm vindo a reverter duas décadas de avanços nos direitos das mulheres afegãs. Elas foram excluídas da maioria dos cargos públicos e do ensino médio. Além disso, elas estão também agora obrigadas a usar roupas de acordo com uma interpretação estrita do Alcorão.

As novas medidas contra as viagens das mulheres foram divulgadas poucos dias após o encerramento das escolas do ensino médio para meninas – apenas algumas horas após a reabertura, pela primeira vez, desde a chegada dos islamitas radicais ao poder.

Uma carta enviada por um executivo da Ariana Afghan aos funcionários da companhia aérea após a reunião com os talibãs – a AFP obteve uma cópia da mensagem – confirma que as novas instruções devem ser aplicadas a todos os voos. “Nenhuma mulher pode viajar em um voo local ou internacional sem um parente masculino”, lê-se no documento. A decisão foi adotada após uma reunião na quinta-feira entre representantes do Talibã, das duas companhias aéreas e autoridades migratórias do aeroporto, informaram à AFP os dois funcionários, que pediram anonimato. Dois agentes de viagens também confirmaram à agência noticiosa que pararam de emitir bilhetes para mulheres que viajam sozinhas. “Algumas mulheres que viajavam sem um familiar do sexo masculino não conseguiram embarcar em um voo da Kam Air, na sexta-feira, de Cabul a Islamabad”, afirmou um passageiro à AFP.

Recorde-se que os talibãs já tinham proibido as mulheres de viajarem sozinhas por estrada entre cidades caso o trajeto superasse os 72 quilómetros, mas o embarque em voos ainda não tinha sido restringido. Foi agora. Ainda não está claro se a regra também se aplica a mulheres estrangeiras, mas a imprensa local informou que uma mulher afegã com passaporte americano foi impedida de embarcar em um avião na semana passada.

Esta semana as associações de defesa dos direitos das mulheres no Afeganistão pretendem organizar manifestações, caso as escolas não retomem as aulas.

Os islamistas radicais também parecem ter iniciado uma repressão à imprensa local, que prosperou sob regimes anteriores apoiados pelos Estados Unidos. Nesta segunda-feira, 28 de março, na província de Kandahar, no sul, os serviços de inteligência talibãs executaram operações em quatro emissoras de rádio que tocam música e prenderam seis jornalistas. No domingo, 27, tinham ordenado a interrupção dos programas da BBC nas emissoras associadas do grupo britânico público de media.

Com agências