UMAR vai plantar uma árvore por cada mulher assassinada

violência doméstica

Esta quarta-feira, dia 29 de novembro, na Praça da Liberdade, no Porto, vão ser erguidos 18 carvalhos em nome das 18 mulheres assassinadas este ano, em Portugal, vítimas de violência de género.

“Uma árvore erguida por cada mulher caída” é o nome da iniciativa, organizada pela UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta), que espera reunir centenas de pessoas na Invicta, entre as 11h e as 12h.

Cada um dos 18 carvalhos terá o nome de uma das vítimas. Depois da plantação simbólica na praça portuense, as árvores serão transportadas para o concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, onde serão plantadas, voltando a dar vida a uma das localidades mais devastadas pelos fogos deste ano.

Esta homenagem às vítimas de femicídio insere-se na Campanha Internacional “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Género” que surgiu em 1991 e que se realiza entre 25 e de novembro e 10 de dezembro em cerca de 140 países, com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas). Trata-se de uma campanha que luta por promover a consciência, local e global, sobre a violência contra as mulheres como uma violação dos Direitos Humanos, e à qual a UMAR se juntou em 2008.

 

Ministras em marcha contra a violência a 25 de novembro

BE cria plano contra a violência de género para as autárquicas