Mulheres: Com este bebé real, o acesso ao trono não será o mesmo

Uma vez numa mesma sala, o terceiro filho de Kate Middleton e do Príncipe Wiliam, que nasceu na segunda-feira, 23 de abril, terá de dar primazia à irmã, a princesa Charlotte, nascida em maio de 2015. Afinal, esta é a primeira vez na história do território que um irmão mais novo não ultrapassa uma mulher, sua irmã mais velha, na linha de sucessão ao trono.

Os príncipes Charlotte e George com o Príncipe William à chegada da maternidade para visitar o irmão mais novo, recém-nascido [Fotografia: aAndy Rain/EPA]

Tudo porque, em 2013 e em vésperas do nascimento do príncipe George (julho), foi reformada a lei da sucessão britânica fazendo com que, independentemente do sexo, o primogénito seria o herdeiro ao título. Ou seja, a sucessão passaria a ser feita pela ordem de nascimento e não pelo sexo.


Na galeria veja as primeiras imagens do bebé e a saída maternidade. Uma escolha de vestuário que, curiosamente, faz lembrar a que foi feita por Diana de Gales quando do nascimento de Harry


Assim, se o Príncipe Carlos é o primeiro na linha de sucessão de Isabel II, William é o segundo, George o terceiro, Charlotte a quarta e agora o novo bebé – cujo nome não foi revelado, mas estima-se que possa ser Arthur, James, Albert ou Phillip – ocupe a quinta posição no acesso ao trono britânico.

A chegada do terceiro filho dos duques de Cambridge empurra, ao mesmo tempo, o príncipe Harry (que casa dentro de um mês com Meghan Markle) para sexto lugar no acesso à chefia de Estado do Reino Unido.

Segundo as primeiras estimativas, a imprensa britânica refere que o mais recente membro da família real possa vir a render cerca de 50 milhões de libras (mais de 57 milhões de euros) só no primeiro ano de existência.

Leia mais em DN.PT

Imagem de destaque: Andy Rain/EPA

Meghan Markle pode gerar quase 200 milhões de euros ao ano