Mulheres juntam Coreias do Norte e do Sul

RTX18607 (1)_destaque

A menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Inverno 2018, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul deram um passo histórico. Esta quarta-feira, 17 de janeiro, os dois países anunciaram a formação de uma equipa conjunta, totalmente feminina, para competir nesta prova.

Após a Guerra da Coreia, iniciada nos anos 50, é a primeira vez que Coreia do Norte e Coreia do Sul estão do mesmo lado. Os estados pretendem também marchar juntos na cerimónia de abertura, sob uma “bandeira de unificação”. Na competição, propriamente dita, este momento histórico deverá traduzir-se numa equipa de hóquei no gelo composta por mulheres de ambos os países.

Com início a 9 de fevereiro, em Pyeongchang, na Coreia do Sul, os Jogos de 2018 poderão assinalar um momento de tréguas na tensão vivida na península. Mas falta ainda a aprovação do Comité Olímpico Internacional, que será consultado este fim de semana.

A decisão de uma equipa conjunta foi tomada depois de as autoridades coreanas terem estado em negociações, após dois anos sem dialogarem. Se se concretizar poderá ser o início de uma nova fase nas relações diplomáticas entre as duas Coreias.

[Imagem de destaque: Reuters / Stefan Wermuth]

Inês Henriques eleita atleta do ano pela Confederação do Desporto

Simone Biles acusa ex-médico da seleção dos EUA de abuso sexual