Mulheres em foco no Festival de Língua Portuguesa

elis
Elis Regina interpretada por Andreia Horta. Um documentário que vai ser apresentado nesta edição do FESTin [Fotografia: DR]

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – FESTin dedica às mulheres a oitava edição, que começa esta quarta-feira, 1 de março, em Lisboa, numa parceria com a programação da Capital Ibero-Americana de Cultura.

As responsáveis pelo festival, Adriana Niemeyer e Leia Teixeira, anunciaram, em conferência de imprensa no começo de fevereiro, que o FESTin contará com a exibição de mais de 70 filmes, entre hoje e a próxima semana no cinema São Jorge.

Por ser dedicado às mulheres e à relação com o cinema e audiovisual, destacam-se os documentários Langidila, diário de um exílio sem regresso (Angola), de José Rodrigues e Nguxi dos Santos, sobre a nacionalista Deolinda Rodrigues, e Mulheres que cuidam de mulheres (Brasil), de Otavio Chamorro e Fábio Brasil.

Deolinda Rodrigues, a nacionalista angolana suja história é contada em 'Langidila, diário de um exílio sem regresso' [Fotografia: DR]
Deolinda Rodrigues, a nacionalista angolana suja história é contada em ‘Langidila, diário de um exílio sem regresso’ [Fotografia: DR]

Haverá ainda uma retrospetiva da obra da realizadora portuguesa Margarida Gil e a exibição de Migas de pan (Espanha e Uruguai), de Manane Rodriguez, no âmbito de Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura.

Cartaz da oitava edição do FESTin [Fotografia: DR]
Cartaz da oitava edição do FESTin [Fotografia: DR]
A encerrar o festival, no Dia Internacional da Mulher, será exibido Elis, de Hugo Prata, sobre a cantora brasileira Elis Regina e protagonizado pela atriz Andreia Horta, que estará em Lisboa.

Da programação geral sobressaem sobretudo filmes brasileiros, a participar primeiras longas-metragens, como Animal político, de Tião – cujas curtas-metragens foram já exibidas em Cannes -, Come back, de Erico Rossi, e Para ter onde ir, de Jorane Castro.

Destaque ainda para a exibição de Quase memória, de Ruy Guerra, moçambicano radicado no Brasil, que conta com as interpretações de Tony Ramos e Mariana Ximenes, estando confirmada a presença da atriz em Lisboa, dias depois de passar pelo Fantasporto.

A Floresta das Almas "Perdidas" é um dos filmes portugueses a concurso no FESTin [Fotografia: Facebook]
A Floresta das Almas “Perdidas” é um dos filmes portugueses a concurso no FESTin [Fotografia: Facebook]

O cinema português está representado no FESTin através de, entre outras, duas longas-metragens: A floresta das almas perdidas, filme de terror de José Pedro Lopes, e Uma vida à espera, de Sérgio Graciano. O FESTin é organizado pela Associação Cultura e Cidadania da Língua Portuguesa.