Mulheres estão a dormir pior desde o início da pandemia

iStock-512882668 (1)
[Fotografia: iStock]

Um inquérito desenvolvido pela DECO sobre a qualidade de sono dos portugueses revela que só “49% das mulheres” diz dormir bem a maioria ou todas as noites, comparando com 61% de respostas do sexo masculino. Ora, contas feitas, tal significa que mais de metade das inquiridas (51%) não dorme bem desde que a pandemia começou.

Bruno Santos, relações públicas da DECO, refere que “a Covid-19 teve um impacto considerável na ansiedade dos portugueses – uma das consequências da incerteza vivenciada neste período”. “A quebra de rotinas sociais estão a ter efeitos a médio-prazo, entre os quais a diminuição da qualidade de sono das pessoas, atendendo ao aumento dos níveis de stress, às limitações de liberdade e às alterações constantes e necessárias ao combate da pandemia”, explica em comunicado enviado às redações.

De acordo com o mesmo inquérito que auscultou 940 indivíduos, a pandemia de Covid-19 está a ter efeitos nocivos no sono dos portugueses. O estudo assinala ainda que “61% das mulheres e 55% dos homens admitem ter ganho peso durante o período de pandemia”. Ainda de acordo com a mesma análise, seis em cada dez homens (60%) negam qualquer relação negativa entre a pandemia e o seu bem-estar. Relativamente a medicamentos para ajudar para o sono, 76% dos inquiridos afirmam nunca terem consumido nenhum destes medicamentos, valores que se mantêm iguais ao período pré-pandemia.