Mulheres pedem menos empréstimos que os homens

Os portugueses estão a pedir mais dinheiro emprestado, para créditos pessoais ou ao consumo. E, comparando os géneros, os homens recorrem mais a estes empréstimos do que as mulheres, revela o European Consumer Payment Report, da Intrum – empresa líder na indústria de serviços de gestão de crédito e com presença em 24 mercados na Europa.

De acordo com o estudo, 19% dos homens pedem empréstimos, mais 3% do que as mulheres (16%). Além disso, análise revela que “41% dos homens pede dinheiro emprestado ao próprio banco, em comparação com as mulheres (32%)”.

Nos últimos seis meses, os portugueses, em média, pediram empréstimos de, aproximadamente, 2239 euros, valor que é superior ao ano anterior em cerca de 22%, uma vez que em 2018, os pedidos se situaram nos 1 839 euros.

Antes da conclusão do estudo ECPR da Intrum, já os dados divulgados, referentes a fevereiro, pelo Banco de Portugal apontavam para um crescimento dos montantes que os bancos e as financeiras concederam aos portugueses em empréstimos ao consumo: 575 milhões de euros. Um aumento que foi suportado pelo crescimento dos créditos pessoais sem fins específicos, que cresceu em 18 milhões de euros, situando-se nos 259 milhões de euros.

O estudo da Intrum concluiu ainda que os inquiridos portugueses (37%) continuam a pedir dinheiro emprestado ao banco, um aumento de 12% face ao período homólogo.

Na galeria, veja algumas dicas de poupança.

AT

 

Doutor Finanças: “Começamos o mês a aumentar a riqueza dos mais ricos. Se fui eu que trabalhei, primeiro vou pagar-me a mim”

Dia da Poupança: Divorciadas e viúvas são as mais endividadas