Publicidade Continue a leitura a seguir

Mulheres que estão mais tempo ao ar livre reduzem risco de ter cancro da mama

[Fotografia: Unsplash/Jared Rice]

Publicidade Continue a leitura a seguir

As mulheres que estão mais tempo ao ar livre reduzem a possibilidade de ter cancro na mama devido à vitamina D que recebem da exposição à luz solar.

Cientistas da Cancer Society e da Universidade de Copenhagen acreditam que as mulheres que passam mais tempo na rua a passear o cão, a fazer exercício, trabalhar ou outra atividade têm uma menor probabilidade de ter cancro na mama. Isto porque a vitamina D presente na luz solar contribui com excelentes benefícios para a saúde.

Um estudo liderado por estes investigadores, e que contou com 38.375 mulheres com menos de 70 anos, percebeu que estes efeitos da luz solar começam a notar-se cada vez mais nas mulheres com 50 anos, com uma exposição ocupacional.

A publicação adiantou ainda que as mulheres que estão expostas durante 20 ou mais anos, cumulativamente, têm uma probabilidade de 17 % de ser diagnosticadas com cancro na mama. E se os anos forem ainda mais, as hipóteses caem para 11%.

Outra conclusão dos cientistas da universidade dinamarquesa é que a exposição solar pode ter um efeito positivo no relógio biológico e ajudar a dormir melhor, estimulando mais os ciclos de descanso e de atividade.