As duas razões que tornam mulheres são mais vulneráveis ao calor, segundo especialistas

sol
[Fotografia: Maggie Zhan/ Pexels]

A onda de calor que se fez sentir os últimos tempos levou a que especialistas do Reino Unido conduzissem uma nova pesquisa que concluiu que as mulheres sofrem mais com o calor que os homens.

De acordo com os investigadores, pessoas com mais de 75 anos, bebés, crianças pequenas, pessoas com doenças físicas ou mentais graves e mulheres compõem a lista de alto risco.

No entanto, apesar de não explicarem o porquê de as mulheres fazerem parte desta lista, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido indicou um estudo feito na Holanda e que a mortalidade é maior nas mulheres idosas após várias ondas de calor.

O estudo, conduzido por holandeses e alemães, analisou 23 anos de dados de temperatura na Holanda bem como os números diários de mortalidade e assim encontrou diferença entre os géneros.

Os especialistas concluíram que a taxa de mortalidade era superior em mulheres, especialmente com mais de 80 anos. Um dos responsáveis pela análise referiu que a produção reduzida de suor nas mulheres pode ter um papel importante nestes resultados. Ou seja, como por norma os idosos suam muito menos que os jovens e as mulheres metade que os homens, as mais velhas acabam por ter uma capacidade mais baixa em perder calor do corpo.

Outro motivo apontado pela equipa prende-se com o stress no sistema cardiovascular proporcionado pelo calor.