Subir

Mundiais Judo: Joana Ramos em nono lugar

Joana Ramos

Joana Ramos (-52 kg) foi esta terça-feira nona classificada nos Mundiais de Judo, em Budapeste, competição em que Sergiu Oleinic, o único português cabeça de série, foi eliminado ao primeiro combate.

links_Despacito

A judoca do Sporting, com grande experiência nos ‘tatamis’ – 24.ª do mundo, vice-campeã europeia em 2011 e bronze este ano, em Varsóvia – começou por vencer a britânica Kelly Edwards (31.ª), por ippon, um golpe desferido de forma correta, resultando na projeção do oponente, com queda.

No segundo combate, a judoca teve um enorme desgaste, diante de Xing Wang (35.ª), ao vencer apenas no ‘ponto de ouro’, por ‘waza-ari’, quando estavam decorridos 6.47 minutos de combate, com várias interrupções devido a sangue na cara da chinesa.

Foi ao terceiro combate, diante de Amandine Buchard, que Joana Ramos cedeu, com uma desvantagem de ‘waza-ari’ a um minuto do final de combate. A francesa aparecia no 129.º posto do ‘ranking’, mas esta época tinha subido a pódios em Grande Prémios e no Grand Slam de Ecaterimburgo.

 

Ao segundo dia destes Mundiais, Portugal contou ainda com Leandra Freitas (174.ª), também nos -52 kg, que começou bem ao vencer a neo-zelandesa Justine Bishop (34.ª), por ‘ippon’, mas foi derrotada a seguir pela nipónica Natsumi Tsunoda (16.ª), a 42 segundos do fim, com desistência na imobilização.

Na quarta-feira entram em competição Telma Monteiro, nos -57 kg, e Nuno Saraiva e Jorge Fernandes, nos -73 kg.

Telma, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio2016, é a única judoca portuguesa em prova com medalhas em Mundiais: quatro de prata, em Chelyabinsk2014k, Tóquio2010, Roterdão2009, Rio de Janeiro2007, e uma de bronze, no Cairo2005.

Lusa