Murta: “A música foi tocada mais de dois milhões de vezes. Isso é incrível”

Murta

Francisco Murta nasceu na Figueira da Foz, a 31 de agosto de 1998. Aos 12 anos começou a tocar piano, mas foi mais tarde, aos 15, que começou a cantar e a desenvolver a ligação que tinha com a música. Em 2016 decidiu participar no programa de televisão da RTP The Voice Portugal e chegou à final.

Dois anos depois assinou contrato com a editora Universal Music e há quatro meses lançou a sua primeira música a solo, Porquê, cujo videoclipe conta com 2,8 milhões de visualizações só no YouTube.

“Tinha essa música há mais de um ano no bolso e tanto eu como o produtor dizíamos que ia chegar ao milhão de visualizações quando lançássemos, mas era na brincadeira. Os dois milhões de visualizações são giros, mas o que retiro disso é que a música foi tocada dois milhões de vezes. Isso é incrível e adoro”, explicou ao Delas.pt Murta.

Depois do sucesso deste primeiro single, o jovem de 20 anos lançou, há um mês, Respeitar. Um single mais dançável e totalmente diferente do primeiro.

“Nesta fase é bom que o pessoal perceba o que posso dar. Este Respeitar é diferente do Porquê, mas são tudo coisas que me complementam e me fazem sentido. Nos próximos tempos tudo o que vão ouvir foi escrito por mim. Até agora não senti necessidade de recorrer a outras pessoas para escreverem para mim, mas não excluo essa hipótese”, afirmou o cantor.

Apesar de ter chegado à fase final de um programa de talentos como o The Voice, Murta considera que, atualmente, o programa já não tem qualquer influência na sua carreira.

“Estou mais velho, já passou algum tempo. Sinto que as pessoas ainda me associam imenso ao programa, mas seria injusto, pelo meu trabalho, dizer que o The Voice hoje em dia influencia a minha carreira. É mentira. Influenciou nos dois anos seguintes ao programa, em que tive imensos concertos, e estou grato por isso, mas atualmente a porção é tão pequena que não aquece nem arrefece. Foi puro trabalho e vontade, muita vontade”, disse Murta.

Desde o programa de televisão que Murta se dedica à música a 100% e promete grandes novidades ainda para 2019.

“Não posso falar muito, só posso dizer que podem surgir novidades até ao final do ano, mas estou mesmo muito entusiasmado. Dediquei muito tempo a esse projeto e quero partilhá-lo com todos”, acrescentou o jovem da Figueira da Foz.

Cantor de “Despacito” dá concerto grátis no Porto