“Na Pele Dela”: Famosos portugueses vestem-se de mulher para chocar público

Albano Jerónimo

O espaço Todos Playground, em Marvila, vai receber no próximo mês a exposição “Na Pele Dela”, um projeto fotográfico em que artistas como Albano Jerónimo, Carlão, Tomás Wallenstein (Capitão Fausto), Hélio Morais (Linda Martini) e Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) se vestiram de mulher e deixaram-se fotografar para lutar pela igualdade de género. A iniciativa foi pensada por Maria Lopes, produtora, programadora e DJ, e as fotografias são de Mário César.

“Desde sempre que estou ligada às artes. Este projeto fotográfico surge de uma necessidade que senti já há algum tempo de abordar o uso e abuso do corpo da mulher numa nova geração onde há vários fotógrafos amadores que partilham, nas redes sociais, só raparigas. Porquê só o uso e abuso do corpo da mulher desta forma tão sensual? É que elas nem sequer são modelos. Quis criar um projeto em que fizesse claramente o contrário: fotografar homens, no seu lado mais feminino, para desmistificar um bocadinho esta ideia”, explicou ao Delas.pt Maria Lopes.

Nas fotografias, as figuras públicas vão estar a desempenhar ações que costumam ser associadas só ao sexo feminino. Carlão, por exemplo, vai surgir a fazer crochê enquanto Albano Jerónimo foi fotografado a pintar os lábios.

Carlão

A nossa ideia é que as pessoas se identifiquem, daí a escolha de figuras masculinas conhecidas em Portugal. A ideia é chocar, que se sintam na pele delas e se questionem. Todos os envolvidos aceitaram facilmente. Foi muito bom perceber que há realmente uma urgência”, revelou uma das responsáveis pelo projeto “Na Pele Dela”.

Apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer para que a igualdade de género seja alcançada, Maria Lopes quer fazer parte desta luta.

“Não pensem que só porque não sentem esta divergência no dia-a-dia ou não falam sobre ela que não devem pensar e refletir sobre isso. Infelizmente a igualdade de género ainda é um problema a vários níveis, desde o trabalho a questões domésticas”, acrescentou Maria Lopes.

Pode visitar a exposição nos dias 12 e 13 de setembro ou entre 19 a 22 do mesmo mês.

Clique aqui e siga-nos no Instagram

Ensino Superior tem até 2022 para promover igualdade de género