Nadadora chinesa banida por dois anos devido ao uso de substâncias proibidas

Chen Xinyi
Fotografia de Tim Wimborne/Reuters

A nadadora chinesa Chen Xinyi foi banida de competir por dois anos, anunciou esta segunda-feira a Federação Internacional de Natação (FINA), depois de ter falhado num teste de ‘doping’, durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

A atleta de 18 anos testou positivo em hidroclorotiazida, substância diurética proibida pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), em 08 de agosto passado, no mesmo dia em que terminou em quarto lugar nos 100 metros mariposa.


Leia também o artigo: Nadadora chinesa Chen Xinyi com ‘doping’ nos Jogos Olímpicos


Chen fica assim banida de competir entre 11 de agosto deste ano e 10 de agosto de 2018, detalhou a FINA, em comunicado.

Os diuréticos aumentam o fluxo da urina e podem ser usados para esconder a presença de substâncias que servem para melhorar a performance desportiva, durante os testes ‘antidoping’.

Chen venceu a medalha de ouro nos 100 metros mariposa e 50 metros livre, durante os Jogos Asiáticos, em 2014, estabelecendo um novo recorde naquela competição regional.

Em março passado, a Associação de Natação da China disse que seis nadadores chineses testaram positivo para o uso de substâncias proibidas, incluindo três devido ao uso de hidroclorotiazida. Dois desses atletas receberam apenas advertências.