Nadadora elogiada por quebrar tabu da menstruação no desporto

Fu Yuanhui
Fotografia de David Gray/Reuters

Fu Yuanhui, a nadadora chinesa que ficou conhecida por ter conquistado uma medalha de bronze sem saber nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, voltou a dar que falar quando, depois de uma prova de estafetas, confessou ao canal de televisão chinês CCTV que estava desapontada com a sua prestação e que o facto de estar com o período a tinha influenciado. Um assunto de que raramente se fala no desporto.

“Acho que a minha performance não foi muito boa. Sinto que desapontei os meus colegas, sinto-me particularmente cansada. É porque o meu período apareceu ontem. Não é uma desculpa, não nadei bem o suficiente”, confessou Fu Yuanhui.

a carregar vídeo

Leia também o artigo: Nova Iorque: tampões e pensos gratuitos em escolas, prisões e abrigos


Tal como reagiram quando a nadadora foi surpreendida com o facto de ter conseguido uma medalha, os internautas voltaram a manifestar-se após esta afirmação e não pouparam nos elogios à chinesa de 20 anos.

“Admiro realmente Fu Yuanhui por nadar enquanto estava com o período, as mulheres podem ficar muito afetadas durante a menstruação, especialmente com as dores do período” e “ela sentiu-se culpada por ter chegado em quarto, mas ainda estamos muito orgulhosos dela” foram alguns dos comentários deixados no Twitter e citados pelo The Guardian.