Gasóleo deve descer 12 cêntimos e gasolina quatro já esta segunda-feira

aumento dos combustíveis pexels-gustavo-fring-4173096
[Fotografia: Gustavo Fring/Pexels]

Esta segunda-feira, 4 de abril, os preços dos combustíveis deverão registar uma descida na ordem dos 12 cêntimos por litro de gasóleo e de 4 cêntimos por litro de gasolina. A informação foi veiculada esta sexta-feira, 1 de abril, ao fim do dia pelo Ministério das Finanças e tendo por base os dados de mercado.

De acordo com a mesma fonte oficial e com a portaria publicada nesta sexta-feira, vai permanecer inalterado o desconto temporário do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina, apesar da descida prevista do preço dos combustíveis. De acordo com o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), esta evolução dos preços determinaria uma subida deste imposto.

Tal resulta numa redução da receita do IVA, que, segundo fonte oficial do ministério, agora nas mãos de Fernando Medina, “conduziria a um aumento das taxas unitárias do ISP em 2,1 cêntimos no caso do litro de gasóleo e 0,3 cêntimos no caso do litro da gasolina”.

No mesmo comunicado, o Ministério das Finanças refere que se mantém em vigor o o montante mensal do AUTOvoucher, um benefício de 20 euros que poderá ser utilizado em postos de combustíveis e a que poderão aceder 2,8 milhões de utilizadores.