Publicidade Continue a leitura a seguir

Não é só a falta de repouso. Alimentos a evitar para não ter olheiras fundas

[Fotografia: DR]

Publicidade Continue a leitura a seguir

A falta de descanso é implacável com as olheiras. Quanto menos se dorme, maiores e mais fundas se apresentam. Porém, a alimentação, neste caso, pode ser uma aliada ou inimiga, clareando ou escurecendo ainda mais a zona à volta dos olhos, tudo depende do que ingere.

De acordo com especialistas, existem três tipos de escolhas alimentares que agravam a situação, e mesmo que se descanse, as olheiras podem continuar excessivamente pronunciadas. Os cremes e as soluções de beleza ajudam a aliviar o problema, mas, como em grande parte das matérias de beleza, a solução começa… à mesa.

Em declarações ao site SheFinds, as dermatologistas Paula Morgan e Debra Jaliman elencam os alimentos e bebidas a evitar, promovendo uma maior saúde à volta do olhar.

Entre eles, emerge a cafeína, que está presente em bebidas que vão para lá do café. Por isso, as especialistas pedem para que se evite o consumo de alguns chás, refrigerantes e mesmo chocolate em demasia. Sendo excitantes, retardam o sono, o que incrementa os olhos fundos.

Os alimentos açucarados promovem uma reação semelhante e, em excesso, podem aumentar os papos nos olhos. Como? Potenciam a “desidratação” do corpo, podem gerar resistência à insulina e espoletar a “produção de cortisol a mais”, o que promove inchaço do corpo e também nesta zona do rosto.

O sódio em excesso também agrava as olheiras. Para lá de estar presente na alimentação regular, o consumo excessivo de sal em snacks e alimentos processados fará com que o corpo retenha mais líquidos e tal se manifeste na zona ocular.