Não é uma pedra preciosa, mas está perto de ser uma safira

Sabia que a safira tanto pode ser uma joia como um instrumento de precisão? Essa relação que este mineral de qualidade gemológica (desculpe-nos o palavrão) tem com o mundo do luxo e o mundo da tecnologia torna-a ainda mais especial, mais apetecível e mais flexível. Afinal, não é qualquer pedrinha que se pode gabar de ter sido oferecida como anel de noivado da Princesa Diana e ao mesmo tempo servir como parte integrante de um laser ótico!

Luxo e tecnologia andam muitas vezes de mãos dadas, basta olhar para a indústria automóvel, ou pelo menos para alguns automóveis especiais. Basta mudar uma letra, por exemplo, e de uma safira se faz Zafira, o monovolume da Opel que desde outubro se apresenta na sua forma renovada, ou se preferir, com uma “lapidação” nova. Mas as diferenças não se fizeram notar apenas no exterior, embora a estética seja um dos nossos pontos favoritos deste carro familiar!

O novo Opel Zafira é quase um salão luxuoso e cheio de espaço, onde até a família mais numerosa se vai sentir confortável, especialmente em viagens longas. Os bancos da frente são especialmente desenhados e aprovados pela agência de especialistas em ergonomia AGR, e os de trás não são menos impressionantes. A alcunha deles é “Lounge”, porque não só contam com apoios de braço como podem ser deslocados em calhas para a frente e para o centro, o que significa mais espaço para as pernas, mais espaço para os ombros e menos discussões porque as crianças estão fartas de dar cotoveladas umas nas outras. Sabe aquela frase mítica do “ainda falta muito”? Deve ser das poucas coisas que não têm espaço no Zafira…pt_opel_zafira_meio-artigo

E a sensação de conforto fica ainda mais evidenciada pelo para-brisas panorâmico e o tejadilho em vidro, que aumentam a noção de espaço no interior do Zafira, para além de deixarem entrar muito mais luz do que o habitual. Já se está a imaginar naquelas manhãs de fim de semana, preparada para aquela aventura em família no meio da natureza? O Zafira tem incorporado no para-choques traseiro um suporte para até quatro bicicletas, por isso sair do campo da imaginação e pedalar no campo real será muito fácil.

Fácil será também resolver um dilema dos tempos modernos: o wi-fi para toda a gente. O Zafira tem a opção de funcionar como hotspot para todos os sete ocupantes, sem grandes confusões. É apenas mais uma das características tecnológicas que transforma este carro numa espécie de pedra preciosa do mundo automóvel, a par com o ecrã táctil de 7 polegadas, o sistema de conectividade IntelliLink ou o OnStar, que garante apoio e assistência remota em situação de emergência. Podíamos continuar, mas são tantas as vantagens do Opel Zafira que podiam até ser guardadas nos seus mais de 30 espaços de arrumação, como se fosse uma espécie de guarda-joias! O melhor mesmo é experimentar para acreditar.