“Não era bonita, não tinha mamas grandes, era uma mãe com um monte de informações”. Educadora sexual Sue Johnson na SIC Mulher

Sue Johnson
[Fotografia: Divulgação/Sex With Sue]

A estação temática do cabo da SIC vai exibir documentário sobre a vida e a obra da terapeuta e educadora sexual canadiana. Sue Johnson, que fez o seu percurso no terreno – e mais tarde na radio e na televisão, o que a popularizou -, marcou várias gerações pela forma clara como abordava a temática do sexo, sem preconceitos, centrada na obtenção do prazer e sempre de e para uma perspetiva feminista.

A especialista, que morreu aos 92 anos, em 2023, vai ser evocada através da exibição no documentário Sex With Sue e que será transmitido na SIC Mulher, na sexta-feira, 10 de janeiro, às 00.10 horas.

A par da célebre Dr. Ruth Westheimer, também ela uma divulgadora do sexo e da sexualidade, Sue Johanson trilhou caminho parecido, mas vinda da enfermagem e tendo gerido uma clínica de controlo de natalidade numa escola pública durante quase duas décadas.

Tornou-se uma estrela mediática já mais tarde e com os três filhos já crescidos. “Eu não era jovem”, afirmou citada no documentário Sex With Sue. E acrescentou: “Não era bonita, não tinha mamas grandes, era uma mãe com um monte de informações.”

Muito para lá disso, esta estreia traz e mostra como legado está ainda atual, trazendo a luz a vida de uma enfermeira que lutou contra grupos religiosos e políticos para conseguir fazer passar a sua mensagem sobre sexualidade aos mais novos, sobretudo durante o advento e a crise do HIV/Sida.