
No trabalho ou na rua é frequente termos de lidar com pessoas de que não gostamos ou simplesmente não simpatizamos e esse pormenor pode dificultar bastante a comunicação.
No entanto, para que possa manter uma comunicação mais saudável e fácil com essas pessoas, deve seguir algumas das dicas que deixamos aqui.
Empatia
Muitas vezes o desentendimento entre duas pessoas prende-se com a falta de compreensão e, por isso, deve promover a empatia com o outro.
Tenha em consideração os sentimentos do outro e tente ver as coisas de outra perspetiva. Desta forma pode obter algumas informações úteis sobre o motivo de se comportarem de determinada maneira.
Escuta ativa e reflexiva
Interpretar mal o outro é muito fácil quando os “santos” não batem e, por isso, deve praticar uma escuta ativa e reflexiva para não se deixar enganar.
Esteja mesmo com atenção ao que a outra pessoa está a dizer para uma escuta ativa. Já a escuta reflexiva implica espelhar o que a outra parte disse para esclarecer os pensamentos e sentimentos de forma a confirmar que entendeu tudo de forma correta.
Desta forma a outra pessoa pode confirmar ou corrigir a sua interpretação das afirmações e evitar conflitos.
Benefício da dúvida
Dar o benefício da dúvida é importante bem como evitar fazer suposições sobre o comportamento da outra pessoa.
Em 2021 foi conduzido um estudo que concluiu que as pessoas que dão o benefício da dúvida aos outros acabam por ser mais felizes do que os que não o fazem.
Tempo
Se quer ter uma conversa produtiva com alguém que a faz sentir-se irritada ou frustrada o ideal é dar um tempo. Espere um pouco e converse com a pessoa apenas quando se sentir mais calma e “neutra”.
Mesmo que esteja a meio de uma conversa, se sentir que está a ficar demasiado irritada, peça um tempo e retome a conversa mais tarde.
Linguagem corporal
Ter atenção à linguagem corporal é algo bastante importante, pois a postura e expressões faciais podem transmitir várias informações.
Por exemplo, cruzar os braços no peito ou virar o tronco ou os pés para longe do outro pode indicar que está desinteressada na conversa.
Para que possa evitar conflitos tenha atenção à sua linguagem corporal e adote uma postura mais aberta, mantenha os braços ao lado do corpo e os pés apontados na direção da outra pessoa, por exemplo.
Faça pedidos e não acusações
Quando se sentir incomodado com alguma atitude de uma pessoa com a qual não simpatiza particularmente não parta para a acusação e experimente pedir para mudar a sua postura.
Troque frases como “Sempre fazes isto” ou “Tu nunca” por frases como “Eu sinto que” para evitar um tom acusatório e deixar a outra pessoa na defensiva.