Não há óscares sem… vacina nem dois testes negativos

òsacres recortado
[Fotografia: Oscares.com]

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está a exigir, segundo avança o jornal The New York Times, a apresentação de comprovativo de vacinação contra a covid-19 e dois testes PCR negativos aos cerca de 2500 convidados à gala, que vai ter lugar a 27 de março e que conta com um lusodescendente nomeado, Luís Sequeira.

Já os artistas e as apresentadoras da gala – pela primeira vez na mão de três mulheres atrizes e humoristas – não serão obrigados a apresentar comprovativo de vacinação Terão, segundo noticia o jornal, de se submeter a “testes rigorosos” para participar. A informação terá sido avançada pelo porta-voz da Academia à publicação.

2022 marca o regresso da mais icónica gala de prémios da sétima arte ao modelo presencial, a partir do Dolby Theatre, em Hollywood, após anos de suspensão devido à pandemia provocada pela covid-19. Porém, a sala deverá estar ocupada a cerca de 2/3 uma vez que tem capacidade total pata mais de 3300 pessoas.

O uso da máscara também obedece a vários níveis de exigência: os nomeados aos óscares e acompanhantes destes estarão sentados nas secções junto à orquestra e estarão livres do uso de máscara. O mesmo não acontecerá aos restantes convidados uma vez que estarão mais próximos entre si.