Não há só um tipo de mulher e a publicidade já sabe disso

Duas campanhas de publicidade, uma de uma marca de moda, outra de uma marca desportiva foram lançadas esta semana e mostram como a beleza real, as modelos plus size e a autodeterminação já entraram a agenda do grande consumo. Será este o fim das meninas, novinhas, magrinhas? Calma. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, mas o que é certo é que as marcas estão cada vez mais à procura de mensagens inclusivas e de embaixadoras que as consigam passar eficazmente, que encarnem efetivamente essas ideias.

A marca de roupa XL Violeta by MANGO lançou a segunda edição da campanha digital #WeAreVioleta, protagonizada por três mulheres incomuns: Rossy de Palma (atriz e modelo espanhola, 52 anos), Barbie Ferreira (modelo americana, 20 anos) e Tania Llasera (atriz e apresentadora espanhola, 37 anos) e convida a uma reflexão sobre a necessidade de acabar com os padrões de beleza estabelecidos, sendo, por sua vez, uma celebração da diversidade de estilos, belezas e tamanhos, defendendo que o segredo para nos sentirmos bem connosco próprias é ter autoestima.

A Nike apostou não só numa campanha protagonizada por mulheres que vestem tamanhos grandes como criou uma nova linha para desportistas XL. Entre uma mensagem positiva sobre os corpos que não se alinham nos regimentos delgados e uma oportunidade de negócio para um segmento de mercado em crescimento, há muito marketing a funcionar em pleno. É que que nem todas estrelas dos ginásios do mundo têm cinturinha de vespa. E a marca, aparentemente, já se apercebeu.