Não interessa quantas relações tenha: nunca vai esquecer o seu primeiro amor

amor

Por certo já terá ouvido o típico ditado de que o primeiro amor nunca se esquece. Para uns, parece apenas clichê, outros, acreditam piamente neste pressuposto. Mas parece que há mesmo razões específicas para que tal aconteça.

Segundo alguns especialistas em relacionamentos ouvidos pela revista norte-americana Bustle, não interessa que idade tinha quando se apaixonou pela primeira vez ou quantos namorados já teve depois desse grande amor: há algo forte que nos liga à primeira pessoa que conquistou o nosso coração.

As primeiras grandes culpadas: as hormonas.

Segundo explica o especialista em relações David Bennett, a primeira pessoa pela qual nos apaixonamos cria um grande vínculo afetivo em nós. “Muitas das vezes, estas paixões acontecem antes de as partes lógicas do nosso cérebro estarem desenvolvidas a 100%”, explica o terapeuta, acrescentando que, nesta altura, as nossas hormonas estão, por norma, “a todo o gás”.

O facto de as nossas hormonas, com esta primeira paixão, estarem “aos saltos” – como se costuma dizer – faz com que exista uma “libertação de ocitocina, que é a mesma substância química que une as mães aos filhos durante o parto, e que cria, assim sendo, um vínculo emocional enorme”, explica David Bennett.

Segundo culpado: a ‘primeira vez’

A primeira vez nunca se esquece. Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu tal frase. Segundo defende o mesmo especialista, o fator “primeira vez” tem muita influência na forma como essa pessoa fica marcada em nós. O primeiro beijo, abraço ou toque criam um vinculo químico com essa pessoa, o que torna a tarefa de a esquecer muito mais difícil.

Para além desta “hormona do amor”, também conhecida por ligar mães e filhos, existem outros químicos que são libertados quando conhecemos uma pessoa nova: a dopamina e a serotonina. “Com isto, a primeira experiência de amor acaba por se enraizar no cérebro de uma maneira muito forte e memorável”, afirma Amy Ricke, psiquiatra na plataforma digital Your Doctors Online.

Mas calma: isto não quer dizer que não vá voltar a amar de novo.

Relaxe, não queremos alarmá-la, nem que fique a pensar que não vai voltar a amar como na primeira vez. Toda esta questão, segundo os peritos, quer apenas dizer que, depois de uma grande história de amor ou de uma paixão muito forte, é normal utilizarmos essa história como pano de fundo para futuras relações, tentando procurar alguns traços ou sensações vividas nesse momento.

“Há quem anseie pelos sentimentos intensos que sentiram quando estiveram nesse relacionamento passado e que, por isso, procuram essas mesmas emoções nos relacionamentos seguintes. Quando não os encontram, é possível que tentem reacender as coisas com o ex-parceiro“, defende April Davis, criadora de uma empresa de encontros.

Por isso já sabe, de cada vez que ouvir a frase ‘o primeiro amor nunca se esquece’, lembre-se que tem tudo a ver com as hormonas, a ‘primeira vez‘ e a necessidade de repor essa intensidade na sua relação futura.