“Não pensamos fora da caixa. Para nós, não há caixa”. June Marks, eis a advogada de Rendeiro

June stacey marks
[Fotografia: Facebook]

“Não pensamos fora da caixa. Para nós, não há caixa”. Esta é uma das frases que pode ser lida na página do Facebook do escritório de advogada sul-africana June Stacey Marks. A causídica que vive em Joanesburgo está a defender o ex-banqueiro João Rendeiro, no processo de extradição para Portugal e para cumprir pena. Numa brochura de apresentação dos serviços partilhada na rede social LinkedIn, a advogada anuncia: “As nossas determinações e argúcia não têm limites.”

Extradições é, lê-se no site da empresa homónima, uma das especialidades da causídica que tem escritório em Sandton, bairro na zona nordeste de Joanesburgo e que fica a cerca de 500 quilómetros de Durban, onde Rendeiro foi detido.

Mas, afinal, quem é June Stacey Marks? Com experiência de cerca de duas décadas no Direito económico e financeiro, apresenta-se como especialista em matérias constitucionais. Mas não só. “Evitamos numerosas extradições, do Zimbabué e do Reino Unido, e estudamos os estatutos de extradição, para permitir aos nossos clientes perceber os mecanismos de execução”, lê-se no site.

[Fotografia: June Marks/ Facebook]
Segundo informação da advogada na sua página pessoal, desde 2005 que tem o escritório em nome próprio.

Aluna de topo e paixão pelo Direito

Na breve apresentação que faz de si própria, June Marks relata percurso escolar de honra. “Já na escola primária, Houghton Primary School, fui aluna de topo”. Lugar que diz ter mantido no liceu, em Northview High School. “Uma vez mais atingi o topo, alcançando o título de ”Top Matric Student’ (…) Ganhei ainda outros prémios académicos”, refere a advogada no site.

Foi nestes anos que June Marks diz ter descoberto a sua paixão pelo Direito, “pelo debate legal, assumundo uma posição de chefe de equipas de discurso público”, refere.

Em 1992 começa a frequentar o bacharelato em Direito Comercial, na Universidade de África do Sul, tendo-se especializado também em Psicologia e Gestão de Negócios. Entre a formação mais específica, Marks refere Direito Financeiro e Propriedade, Liquidações, Direito Empresarial e Seguros.

Segundo a sua página pessoal de Facebook, Marks, solteira, deixou a Universidade de África do Sul em 1998. Na rede social, June surge em diversas imagens ao lado da mãe, Maureen Marks, que refere trabalhar no mesmo escritório, e do irmão, Daryll Marks.