Feminismo: “Não sei o que as minhas mamas têm a ver com isso”

“O feminismo é dar às mulheres a possibilidade de escolha. O feminismo não é um pau que se usa para bater noutras mulheres. É sobre liberdade, é sobre libertação, é sobre igualdade. Realmente não sei o que as minhas mamas têm a ver com isso”. Foi desta forma que Emma Watson reagiu à polémica dos últimos dias sobre uma foto que tirou para a edição de março da revista ‘Vanity Fair’, na qual aparece com parte dos seios descobertos.

Durante uma entrevista à BBC, de promoção ao seu novo filme ‘A Bela e o Monstro’, atriz defendeu-se das pessoas que a têm acusado de ser uma falsa feminista desde que foram divulgadas as imagens da sessão fotográfica que fez para aquela publicação americana.

Numa dezena de fotografias tiradas por Tim Walker, Emma Watson, há apenas uma em que a revela um pouco mais do corpo da atriz e que foi suficiente para gerar críticas em parte da comunidade feminista: aquela em que surge (quase) em topless, como se pode ver na imagem em baixo.

emma-watson-tim-walker-march-2017-ss09
Imagem do Instagram da revista ‘Vanity Fair’, foto de Tim Walker

“Eu estou confusa, muita gente está confusa”, acrescenta Emma Watson à BBC, enquanto o seu colega de elenco, Dan Steven, que a acompanha na entrevista, lhe pergunta de que é que ela está a ser acusada realmente.

“Dizem que eu não posso ser feminista e ter mamas”, atira.

Nas imagens da sessão colocadas na página de Instagram da ‘Vanity Fair’, que pode ver na nossa fotogaleria, em cima, foram muitos os que as comentaram para criticar a pose seminua da artista, mas também houve quem a defendesse dizendo que se trata do “corpo dela e ela pode fazer com ele aquilo que quiser”.

Em baixo pode ver o vídeo com a entrevista da BBC (em inglês):

 

Imagem de destaque: Instagram da revista ‘Vanity Fair’; foto de Tim Walker