Não tem máquina de fazer gelados? Estas quatro receitas são a solução

iStock-855447930 (1)
[Fotografia: iStock]

Fazer gelados em casa é algo bastante fácil se tiver uma máquina adequada para o feito. Mas se não tiver, não desespere! Saiba que pode continuar a fazer estas delícias de verão e, provavelmente, de uma forma ainda mais fácil.

As máquinas de gelados são certamente úteis, mas também têm as suas desvantagens – podem custar centenas de euros e as suas taças ocupam um espaço valioso no seu frigorífico enquanto são arrefecidas antes de serem batidas.

A sua outra opção pode ser comprar gelados no supermercado, mas, geralmente, estes estão carregados de ingredientes artificiais, compostos químicos e açúcar.

Por estas razões, vamos agora mostrar-lhe algumas receitas que gelados que lhe mostram como os pode fazer sem precisar de eletrodomésticos ou ir ao supermercado.

Gelado de Oreo e café

Ingredientes
Cinco bolachas Oreo e mais algumas extras para cobertura
Uma chávena e meia de natas frias
Dois terços de chávena de leite condensado
Três colheres de sopa de café em pó
Duas colheres de chá de extrato de baunilha
Uma pitada de sal

Preparação
Coloque as bolachas num saco e use suas mãos ou um rolo de massa para as esmagar. Coloque as natas numa taça e bata com a batedeira até formar picos moles. Adicione o leite condensado, o café em pó, a baunilha e o sal. Bata por mais um a dois minutos até ficar com uma massa homogénea. Use uma espátula para dobrar as bolachas trituradas, até estarem bem incorporadas. Despeje a mistura numa forma. Se desejar, coloque algumas bolachas Oreo inteiras por cima. Congele por, pelo menos, seis horas antes de servir.

[Fotografia: iStock]

Gelado de cheesecake de mirtilo

Ingredientes
Para os mirtilos:
Duas chávenas de mirtilos frescos
Três colheres de sopa de açúcar
Três colheres de sopa de sumo de limão

Para o gelado:
226 gramas de queijo em creme
Uma lata de leite condensado
Uma colher de sopa de extrato de baunilha
Duas chávenas de natas batidas
Três quartos de chávena de bolachas esmagadas

Preparação
Para os mirtilos:
Adicione os mirtilos, o açúcar e o sumo de limão a uma panela média e leve para ferver em lume médio. Deixe ferver por cinco a sete minutos até as bagas amolecerem e o molho engrossar um pouco. Retire as bagas do lume e deixe arrefecer. Coloque no frigorífico por uma hora.

Para o gelado:
Adicione o queijo em creme numa taça e misture usando uma batedeira. Lentamente, adicione o leite condensado e o extrato de baunilha e misture até ficar homogéneo. Desligue a batedeira e envolva as natas na mistura usando uma espátula. Depois coloque cuidadosamente os mirtilos na massa e mexa devagar. Para congelar, alterne a adição de mistura de gelado e bolachas esmagadas em recipientes para o congelador. Congele por pelo menos cinco a sete e depois sirva.

[Fotografia: iStock]

Gelado de torta de batata-doce

Ingredientes
Duas chávenas e meia de natas frescas
Uma colher de sopa de pasta de baunilha
Uma lata de leite condensado
Meia chávena de iogurte grego natural
Três quartos de chávena de puré de batata-doce
Duas colheres de chá de canela
Meia colher de chá de noz-moscada
Um quarto de colher de chá de cravo moído
Um quarto de colher de chá de sal
Meia chávena de nozes picadas
Uma colher de sopa de açúcar mascavado escuro

Preparação
Numa batedeira bata as natas e a pasta de baunilha até formar picos firmes. As natas devem ficar espessas. Numa taça grande separada, adicione o leite condensado, iogurte grego e puré de batata-doce. Bata os ingredientes até que todos os caroços desapareçam. De seguida, adicione a canela, noz-moscada, cravo, sal, nozes e o açúcar mascavado. Misturando bem. Adicione delicadamente as natas batidas e misture até que fique tudo combinado. Despeje a mistura numa forma e alise a parte superior com uma espátula. Cubra com papel aderente e coloque no congelador durante oito a dez.

[Fotografia: iStock]

Gelado de manteiga de amendoim e chocolate

Ingredientes
Cinco chávenas de manteiga de amendoim normal
Três colheres de sopa de manteiga de amendoim derretida
Duas chávenas de natas
Uma lata de leite condensado
Uma colher de chá de extrato de baunilha

Preparação
Numa batedeira, bata as natas até formar picos firmes. Junte o leite condensado e o extrato de baunilha. Certifique-se de que o leite condensado está totalmente incorporado. Junte as chávenas de manteiga de amendoim normal. Despeje duas ou três chávenas da mistura numa forma e regue com a manteiga de amendoim derretida. Cubra e congele por oito horas.

[Fotografia: iStock]