Nasa: Caminhada espacial exclusivamente feminina está por horas

astronautas Istock
Caminhada espacial exclusivamente feminina está por horas [Fotografia: iStock]

A Nasa está a ultimar detalhes daquela que será a primeira caminhada espacial feita apenas por mulheres. Inicialmente marcada para há cerca de seis meses, recorde-se que esta missão de género teve de ser adiada devido a problemas de ajustes com a roupa necessária para fazer este trabalho, e que tem sido apenas pensada para homens.

Christina Koch e Jessica Meir serão as astronautas que deverão protagonizar este momento, pela agência espacial internacional e tudo indica que tenha lugar entre esta quinta-feira, 17, ou sexta, 18 de outubro.

De acordo com os planos, as duas mulheres, que têm vivido no espaço desde março e setembro, respetivamente, deverão sair da Estação Espacial Internacional para o espaço exterior e com a função de trocar baterias. A informação foi avançada por Jim Bridenstine, administrador da Nasa no Twitter.

De acordo com os dados divulgados, houve já 200 caminhadas espaciais no âmbito de trabalhos de construção e manutenção da Estação Espacial, mas apenas 15 mulheres tiveram oportunidade de estar no espaço exterior e sempre acompanhadas de homens. Agora, será mesmo a vez delas, em exclusivo.

A Nasa já enviou um segundo fato de tamanho médio para que se cumpra esta iniciativa e garante que se seguirão mais. “Nos próximos anos teremos muitos elementos de tamanho médio a voar”, afirmou, no início deste mês e através de briefing, Kirk Shireman, responsável na Estação Espacial Internacional. Ao mesmo tempo, foram já apresentados protótipos de novos fatos espaciais de nova geração e que permitirão a alunagem de astronautas, cuja data está marcada para 2024.

Recorde-se que a primeira mulher a caminhar no espaço foi Svetlana Savitskaya, cosmonauta soviética que concretizou o feito há 35 anos. Volvido este tempo, mais de 500 pessoas já estiveram no espaço, mas apenas 11% foram mulheres e ainda se espera que existam fatos nos tamanhos ideais para que as astronautas possam executar as mesmas tarefas que eles.

‘Rocket woman’. Há cada vez mais mulheres na NASA