Nasty Talks: Conversas feministas juntam-se a exposição no Dia da Mulher

43419407_1919854131650282_2833822325298692096_o

Pelo terceiro ano consecutivo, está de volta a mostra artística organizada pelo movimento Nasty Women. É na Galeria Monumental, no Campo Mártires da Pátria, que a 8 de Março, Dia da Mulher, será exposto o trabalho de dezenas de artistas nacionais e internacionais, de mais de 20 cidades, incluindo Londres, Paris, Nova Iorque e Amesterdão. Todas as obras foram cedidas e refletem sobre o conceito de privilégio, como explicou ao Delas.pt Inês Mourão, responsável por esta plataforma que quer promover o debate sobre o papel das mulheres na sociedade moderna.

A compra destas obras irá reverter para a Associação Crescer, mas esse não é o único motivo para visitar a galeria a 8 de março, pelas 19h00. A inauguração da Nasty Women Exhibition marca também o início de outra área de atuação para o movimento feminista: as Nasty Talks. Tal como o nome dá a entender, trata-se de várias conversas e debates, com convidados como a Associação Crescer, que presta apoio a indivíduos em situações vulneráveis; mas também a FemAfro, que defende os direitos das mulher africanas e afro-descendentes; e a Queer IST, um grupo de estudantes do Instituto Superior Técnico que luta contra a discriminação baseada na orientação sexual. Cada talk terá lugar nos três dias que decorre a exposição, de 8 a 10 de março.

Um grupo de rappers femininas irá ainda atuar no dia 8 (Lady R, May, Evolet, Sitah Faya, Muleca XIII e Gy.Psi) como resposta ao evento História do Hip-Hop Tuga, que decorre no mesmo dia, na Altice Arena, e que «curiosamente, restringe a presença feminina» no cartaz, reforça Inês Mourão, que no futuro quer que o movimento tome também a forma de workshops, palestras, sessões de cinema, entre outros eventos.

De Catarina Martins a Assunção Cristas: As reações às polémicas com Neto de Moura

8 de Março: Como se prepara a primeira greve feminista em Portugal?