Natal digital: Quatro passos essenciais a cumprir devido à covid-19

Presentes natal
[Fotografia: DR]

Diferente e digital. 2020 ameaça ser o Natal mais online que há memória, com os responsáveis nacionais a estimarem um crescimento na ordem de 400% nas compras deitas online, em detrimento das aquisições feitas em lojas físicas. Uma mudança de comportamento que decorre das restrições instaladas pela pandemia provocada pela covid-19 e que altera, inclusivamente, o tipo de presentes que todos passamos a valorizar.

De relembrar que as regras de devolução dos bens comprados no digital vêm agora com o tempo de troca alargado e para lá dos 30 dias legais, estendendo-se, em grande parte dos casos, até final de janeiro.

Mas receber em casa o que encomendou continua a implicar o cumprimento de regras de higienização básicas. Segundo o que tem sido reiterado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), veja os passos que deve mesmo ritualizar para garantir que a saúde não vai estar em causa.

Modo de pagamento

Preferencialmente eletrónico e sem contacto direto, a autoridade de saúde tem recomendado que, numa entrega ao domicílio, devem ser evitadas moedas ou notas.

Procedimento

Assim que se receba a encomenda, deve-se remover de imediato o saco ou a caixa exteriores, evitando contacto com quaisquer outras zonas da casa. O que foi removido deve ser colocado no lixo.

Higienização

Os produtos adquiridos devem ser higienizados e colocados numa superfície que não tenha estado em contacto com as entregas vindas do exterior. Esta zona deve ser imediatamente desinfetada

Cuidados de quem entrega

“O estafeta também tem de ter alguns cuidados, nomeadamente cumprir as medidas de distanciamento, higiene pessoal e ambiental e assegurar a limpeza e descontaminação dos equipamentos usados no transporte (como mochilas térmicas) e das superfícies de contacto frequente (volante e chaves, por exemplo), pelo menos entre encomendas”, lê-se no site da DGS. O profissional tem sempre de usar máscara, não trabalhar caso tenha sintomas ou tenha estado em contacto com algum caso de covid-19 e deve sempre higienizar-se após as entregas.