As portas estão fechadas devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus, mas não o conhecimento. O Instituto de Moda Francês criou um curso online gratuito de quatro semanas e que está acessível a todos mediante inscrição, que pode ser feita aqui.
Intitulado Compreender a Moda: Do Negócio à Cultura, esta formação só está disponível com legendas em inglês, francês e espanhol e é dada por Benjamin Simmenauer, professor daquela instituição. Uma oportunidade, caso domine aqueles idiomas, de ficar a conhecer a indústria da moda e como ela tem vindo a transformar e moldar a cultura ocidental no último século e meio.
Entre os intervenientes nesta formação online estão Francesca Bellettini, a diretora executiva da Saint Laurent, o presidente da Chanel Bruno Pavlovsky, o CEO da LVMH, Sidney Toledano e, entre outros, a diretora criativa da Koché. Caber-lhes-á explicar como a moda, a sociedade e os negócios têm caminhado lado a lado, criando movimentos e fenómenos culturais, mas também fomentando o surgimento de novas indústrias criativas.
Dividido em quatro módulos, os especialistas vão abordar este universo sob os temas ‘Moda e modernidade: relevância cultural, o Zeitgeist e o desejo pelo novo’, ‘Moda e sociedade: o conceito de tendências, distinção e seleção social, culturas e subculturas’, a ‘Moda como linguagem: descodificar silhuetas, o género da literatura de moda e a imprensa da moda’ e, por fim, ‘Moda e consumo: moda e género, o surgimento do estilo de vida, fetichismo’.