Peça sobre Alzheimer com Carla Andrino como protagonista estreia hoje

Carla Andrino vai ser uma das protagonistas da peça de teatro Nem Tudo o Tempo Levou, que estreia esta quinta-feira no Auditório dos Oceanos do Casino de Lisboa. Neste espetáculo, a atriz dá vida à avó Maria, uma idosa com a doença de Alzheimer.

“Pode mexer com as pessoas porque é uma história comum a muita gente, tanto de forma direta como indireta. Conhecemos sempre alguém que padece desta doença terrível. No fundo, esta é uma forma de lidar com a situação através dos afetos, que é o que fica no final”, explicou ao Delas.pt Carla Andrino (percorra a galeria de imagens no topo do texto para ver algumas das fotografias da peça de teatro).

Antes da estreia em Lisboa, Nem Tudo o Tempo Levou, com texto de Sandra Leal, esteve em Carregal do Sal e em Tábua, no ano passado. Exibições suficientes para que Carla Andrino não tenha dúvidas: esta é a personagem mais marcante da sua carreira.

“Quando as pessoas veem uma história destas retratada percebem que é tal e qual o que estão a viver.”

É o papel mais intenso de todos os que fiz até agora. O amor e a forma como a família se organiza para lidar com a avó Maria poderá ser uma aprendizagem”, afirmou a atriz.

A mãe da também atriz e apresentadora Marta Andrino aconselha a peça de teatro a todos os que têm ou já tiveram de lidar com a doença de Alzheimer, para que não se sintam sozinhos.

“Quando as pessoas veem uma história destas retratada percebem que é tal e qual o que estão a viver. É uma história transversal e que pode ter outras soluções que passam muito pelos afetos. A dor, quando é partilhada, parece que diminui. Esse foi o feedback que tive em Tábua e Carregal do Sal”, acrescentou Carla Andrino.

As sessões desta peça de teatro serão todas as sextas-feiras e sábados às 21h30 e aos domingos, às 17h00, até ao dia 3 de março.

Descoberta proteína para tratamento de Alzheimer