Neste emprego de verão pode ganhar-se mais de 1400 euros

Vender gelados pelas praias portuguesas, parques de diversões, quiosques em zonas turísticas e jardins é, há quatro anos, o emprego de verão de sonho para centenas de jovens portugueses. A Academia Olá recruta, desde 2014, jovens entre os 18 e os 25 anos e oferece-lhes 811 euros para trabalharem 5 horas por dia, seis dias por semana, durante 48 dias. Se os objetivos máximos de venda forem alcançados podem chegar a ganhar 1483 euros.

links_Tronos

Este verão foi no norte do país que mais jovens quiseram fazer parte da Academia Olá. Só em Vila Nova de Gaia, a cidade com maior número de participantes, há 23. Segue-se a Figueira da Foz com 11 e Viana do Castelo e Lisboa com 10. Joana Silva, de 21 anos, está desde o dia 11 de julho a vender gelados no Magikland, um parque de diversões em Penafiel. Soube da Academia Olá quando procurava um emprego de verão com uma amiga, para ganhar algum dinheiro extra. Só termina o trabalho de campo a 3 de setembro, mas não podia estar mais satisfeita com a experiência.

“É, sem dúvida, uma experiência que vou levar comigo para o resto da vida. Tem altos e baixos que nos ajudam a crescer e evoluir enquanto pessoas. Trabalhar num parque de diversões proporciona-nos animação e contacto com pessoas felizes. Adicionalmente melhorei as minhas competências de conversação em inglês e espanhol porque os nossos clientes são sempre de várias nacionalidades”, explica ao Delas.pt Joana Silva.

Antes de começar a vender, cada membro da Academia Olá faz duas sessões de formação em sala e quatro em campo onde aprende a planear, definir estratégias de venda, avaliar resultados, trabalhar em equipa e descobrir os diversos tipos de personalidade com que vão lidar. A precisar de dinheiro para pagar as propinas da universidade, Marta Ramos, de 20 anos, decidiu concorrer à vaga de emprego para a Praia da Califórnia, em Sesimbra. Durante estes quase dois meses de trabalho até a forma física melhorou sem precisar de ir ao ginásio.

“Pessoalmente tive a felicidade de estar a trabalhar num ambiente de entreajuda e de amizade. Além disso, e dos músculos que acabei por tonificar, esta experiência ajudou-me a desenvolver a minha capacidade de trabalhar em equipa, de comunicação e de analisar mercados através da relação com os consumidores e do feedback que recebo dos mesmos”, revela Marta Ramos.

O que é preciso para trabalhar na Academia Olá?

Para trabalhar na Academia Olá é necessário ter um telemóvel ou máquina fotográfica digital que permita registar imagens do dia-a-dia, usar protetor solar, calçado confortável e fechado, acesso diário à Internet para preencher o relatório de atividade e um transporte para o local de trabalho que, normalmente, é na zona de residência do participante. Margarida Barroso, de 18 anos, tem estado a trabalhar num Quiosque em Faro e garante que esta experiência profissional tem-lhe permitido conhecer a sua cidade melhor do que nunca.

“Estar parada num local permite-me ganhar clientes habituais, a possibilidade de lidar e falar com pessoas dos mais variados países e, por último, o facto de finalmente sentir que conheço a cidade onde nasci graças às muitas perguntas dos turistas. Descobri que a minha cidade tem muito para oferecer e eu nem desconfiava”, afirma Margarida Barroso.

A fase de candidaturas para a Academia Olá costuma arrancar em abril e terminar em maio. Para fazer parte desta experiência no próximo ano deve estar atento ao site do projeto e ao Facebook da Olá Gelados.

“É um ótimo emprego de verão. É possível conciliar o trabalho com outras atividades porque é um part-time. O facto de sermos desafiados a atingir objetivos faz com que cada dia seja uma experiência diferente, o que nos estimula a ir mais longe e a dar o nosso melhor para, assim, atingir o sucesso e as metas a que nos propomos”, acrescenta Joana Silva.

a carregar vídeo