Netflix reforça aviso sobre conteúdos de ’13 Reasons Why’

A discussão em torno das temáticas e da forma como estas são abordada em ’13 Reasons Why’ está longe de ter um final. A série da Netflix, com produção executiva de Selena Gomez, tem arrancado elogios por abordar o suicídio na adolescência e bullying nas escolas, mas também muitas críticas pela forma como os mesmos são retratados.

Preocupada com as reações, a plataforma de streaming decidiu mudar o aviso que tinha colocado no início dos dois últimos episódios para os 13 que a compõem. A partir da próxima semana, antes de cada capítulo, os espectadores serão avisados que a série que estão prestes a ver mostra cenas explícitas de violação sexual e suicídio de adolescentes.

“Tem havido uma grande discussão sobre a nossa série. Enquanto muitos de nossos membros acham que o programa é um motor valioso para iniciar uma importante conversa com as famílias, também ouvimos as preocupações daqueles que acham que esta deve ter avisos adicionais”, justifica a Netflix em comunicado.

‘Por 13 Razões’ já levou a que, na Nova Zelândia, o departamento responsável pela classificação de filmes e séries considerasse a produção como não é adequada a jovens com menos de 18 anos – a Netflix classificou-a para maiores de 13. “A Nova Zelândia tem uma das mais altas taxas de suicido juvenil na OCDE e os defensores de saúde mental estão extremamente preocupados com as consequências que a série pode vir a causar aos adolescentes de todo o país”, explicou o órgão que regula a classificação etária.

Em Connecticut, nos EUA, responsáveis escolares e psiquiatras iniciaram um boicote à série, afirmando que esta retrata o suicídio como “uma opção viável e/ou romantizada”. O diretor da escola de Trumbull chegou a enviar uma carta aos encarregados de educação a alertar que esta “pode ​​ser difícil de entender pelos jovens e poderá facilmente provocar sentimentos de aflição em adolescentes vulneráveis”.

Baseada no bestseller com o mesmo título de Jay Asher, atores e produtores de ’13 Reasons Why’ continuam a defender que o objetivo era gerar a discussão. Conseguiram.

Katherine Longford, Dylan Minnette, Brandon Flynn, Christian Navarro, Alisha Boe, Justin Prentice, Devin Druid, Miles Heizer e Ross Butler fazem parte do elenco.