Nike reduz valor do contrato da velocista Allyson Felix por ter sido ser mãe

nike allyson

Se há pouco mais de dois meses a Nike afirmou que o seu foco era cada vez mais “crescente no desporto feminino”, através do lançamento de vários equipamentos para mulher, hoje dá que falar por uma nova polémica relacionada com o mesmo tema. Parece que a marca baixou o valor de vários contratos de mulheres por terem filhos.

A velocista Allyson Felix é uma das estrelas do desporto feminino a denunciar as políticas da Nike, nomeadamente ao afirmar que a marca penaliza as atletas por tirarem licença de maternidade. Segundo um artigo publicado pela própria no jornal The New York Times, a Nike decidiu oferecer-lhe um novo contrato com valores bem inferiores ao anterior só por ter sido mãe em 2018 – a redução terá sido de 70%.

“Tenho sido uma das atletas mais comercializadas da Nike. Se não for eu a conseguir proteger a maternidade, quem é que conseguirá?“, escreve a atleta no início do seu artigo. Também Alysia Montano e Kara Goucher se juntaram à colega e fizeram as mesmas acusações.
Segundo avança a CBS News, a Nike respondeu à polémica, afirmando que a marca se “orgulha de patrocinar milhares de mulheres aletas” e acrescentando ainda que essa é uma “prática comum da sua indústria” cujos acordos incluem “reduções de pagamento baseados no desempenho”.
Ainda assim, corrobora a polémica instalada, afirmando que já existiram casos em que algumas desportistas foram penalizadas devido ao seu desempenho. “Reconhecemos que existia inconsciência na nossa abordagem em diferentes modalidades desportivas e que, em 2018, padronizámos a nossa abordagem em todos os desportos para que nenhuma atleta seja penalizada financeiramente pela gravidez“, terá escrito a marca em comunicado para este meio de comunicação.

Nike mostra equipamentos femininos e Adidas promete igualdade nos prémios

Bebés são os protagonistas da nova campanha da Nike