Não usar maquilhagem é a nova maquilhagem

A discussão sobre o excesso de uso de maquilhagem não é nova, mas ganhou um novo alento quando, na final da taça UEFA, Alicia Keys decidiu atuar sem qualquer maquilhagem, deixando bem visíveis a imperfeições da sua pele.

Esta escolha criou bastante frenesim, tendo levado a cantora a escrever uma carta aberta no site da atriz Lena Dunham. Uma carta que se tornou quase um manifesto, onde a vencedora de 15 Grammys condena o facto de as mulheres “sofrerem uma lavagem cerebral para sentirem que têm de ser magras, ou sexys, ou desejáveis, ou perfeitas. (…) O estereótipo que é passado constantemente em todos os meios faz-nos sentir que ter um tamanho de roupa normal não é normal” explica Alicia.

Esta revolta contra as pressões feitas sobre a imagem das mulheres, tornou-se ainda maior quando, por sugestão da fotógrafa Paola Kudacki, a cantora posou sem maquilhagem, uma experiência que descreveu como “a coisa mais forte, poderosa, livre, honesta e bonita (…) Não quero mais esconder-me. Nem a minha cara, a minha mente, a minha alma, os meus pensamentos, os meus sonhos, as minhas batalhas, o meu crescimento emocional”.

Foi depois desta reviravolta que Keys decidiu não voltar a usar maquilhagem e lançou o hashtag #nomakeup que já conta com mais de 12 milhões de publicações de mulheres sem maquilhagem. Alicia aboliu por completo o uso de maquilhagem optando por mostrar sempre o seu rosto ao natural e tornando-se a celebridade com uma posição mais radical em relação a esta matéria.

Mas são muitas as estrelas do cinema e da música que já mostram sem medos o rosto desmaquilhado. Em abril deste ano Cameron Diaz lançou o livro “The Longevity Book”, tendo escolhido para capa um retrato seu de cara lavada. Também Gwyneth Paltrow já assumiu o rosto lavado várias vezes, sendo uma das defensoras da vinculação de imagens de mulheres reais. Há poucas semanas Adele aderiu à tendência deixando de parte o seu famoso eyeliner, numa fotografia e depois num filme publicado as redes sociais em que se desculpa pelo cancelamento do segundo concerto em Phoenix.

Na semana passada foram publicadas as primeiras imagens do calendário Pirelli 2017, onde a grande surpresa para além das protagonistas estarem vestidas, foi estarem com muito pouca maquilhagem, incluindo Helen Mirren que com 71 anos revela as suas rugas sem retoques. Peter Lindbergh, o fotógrafo escolhido para dar vida ao calendário deste ano, revelou à Vogue americana que a sua intenção era enviar “uma contra-mensagem ao falso ideal de beleza da indústria.”

A batalha por uma imagem mais verdadeira das mulheres está a ganhar cada vez mais força numa altura em que o contouring e o excesso de maquilhagem invadem os canais de youtube e contas de instagram.

Veja na nossa galeria outras celebridades que aderiram ao movimento.


Saiba como acabar com a pele cansada em minutos sem precisar de maquilhagem.