Nobel da Literatura Svetlana Alexievich vem ao Festival Literário da Madeira

Svetlana Alexievich Prémio Nobel da (Fotografia: REUTERS)
Svetlana Alexievich Prémio Nobel da (Fotografia: REUTERS)

A escritora Svetlana Alexievich, Prémio Nobel da Literatura 2015, vem a Portugal, no próximo mês de março, para participar no Festival Literário da Madeira.

A autora nascida em 1948, na Ucrânia, confirmou que vai estar presente na sessão de abertura do festival, a 14 de março, na qual estará à conversa com o jornalista Luís Caetano.

Alexievich é uma das primeiras confirmações de um cartaz da sétima edição do evento, que decorre entre 14 e 18 de março e que tem também já garantidas as presenças dos escritores Pepetela e Ondjaki.

Jornalista de formação, a escritora é apontada como a criadora de um novo género literário de não-ficção: “romances de vozes”, feitos a partir das entrevistas que conduz. Com base nesse conceito desenvolveu o projeto literário ‘Vozes da Utopia’ do qual fazem parte os livros ‘O Fim do Homem Soviético’ (Porto Editora, 2015), ‘Vozes de Chernobyl’ e ‘A Guerra Não Tem Rosto de Mulher’ (ambos editados pela Elsinore em 2016). Este terceiro título, lançado em edição portuguesa no passado mês de setembro, foi a sua primeira obra a ser publicada, em 1985. O livro junta os testemunhos de mais de 200 mulheres ex-combatentes mas não foi bem aceite, à época, pelas autoridades e a autora viu as portas das editoras fecharem-se desde aí.

Deixou a Bielorrússia, onde cresceu e viveu sempre, e partiu para Paris, Estocolmo e Berlim, regressando à Bielorússia em 2011.

Além das obras referidas, este ano também terão edição portuguesa mais dois livros seus: ‘As Últimas Testemunhas’ e ‘Rapazes de Zinco: Cem Histórias Nada Infantis’. O primeiro sai em março e o segundo em setembro, ambos com a chancela da Elsinore.

 

Imagem de destaque: Reuters