Nomeações para os Globos de Ouro com liderança feminina

globos de ouro

Os líderes das nomeações para a 75ª. edição dos Globos de Ouro têm rosto feminino.

Nos filmes, “The shape of water”, do realizador mexicano Guillermo del Toro e protagonizado pela atriz britânica Sally Hawkins, lidera, com sete nomeações, os prémios de cinema e televisão, atribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

Entre as sete nomeações do filme, que tem estreia prevista para 1 de fevereiro do próximo ano, em Portugal, estão as de representação feminina principal e secundária com Sally Hawkins e Octavia Spencer, respetivamente, e também as de melhor drama, realização e melhor argumento.

Os atores Richard Jenkins, Octavia Spencer e Sally Hawkins, com o realizador Guillermo del Toro, no Festival de Veneza, em Agosto. [REUTERS/Alessandro Bianchi]
Para o Globo de Ouro de melhor drama estão ainda indicados “Chama-me pelo teu nome”, de Luca Guadagnino, “Dunkirk”, de Christopher Nolan, “The Post”, de Steven Spielberg, e “Three Billboards Outside Ebbing, Missouri”, de Martin McDonagh.

Quase todos estes cineastas estão nomeados para melhor realizador, exceto Luca Guadagnino, “substituído” por Ridley Scott, pela direção do filme “All the money in the World”. Este filme que ficou marcado, sobretudo, pela substituição no elenco de Kevin Spacey, acusado de assédio sexual, por Christopher Plummer, que está nomeado para melhor ator secundário.

Este é, de resto, o primeiro anúncio de prémios de maior relevância da indústria de Hollywood, depois dos escândalos sexuais denunciados este ano e que atingiram várias figuras públicas norte-americanas, em particular o produtor Harvey Weinstein e o ator Kevin Spacey.

Por “All the money in the World”, está também indicada Michelle Williams, mas na categoria de melhor atriz de drama, um grupo para o qual foram escolhidas Jessica Chastain, Frances McDormand e Meryl Streep, além da já referida Sally Hawkins.

Já na categoria de melhor atriz de comédia ou musical estão nomeadas Judi Dench, Helen Mirren, Margot Robbie, Saoirse Ronan e Emma Stone.

Para o prémio de melhor filme nesta categoria foram escolhidos “Foge”, de Jordan Peele, “Um desastre de artista”, de James Franco, “O grande showman”, de Michael Gracey, “I, Tonya”, de Craig Gillespie, e “Lady Bird”, de Greta Gerwig.

Na representação masculina em registo de comédia ou musical, os escolhidos foram Steve Carell, Ansel Elgort, James Franco, Hugh Jackman e Danuel Kaluuya. Timothée Chalamet, Daniel Day-Lewis – que se despede como ator -, Tom Hanks, Gary Oldman e Denzel Washington preenchem os lugares dos nomeados para melhor ator de drama.

Para o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro foram escolhidos “O quadrado” (Suécia) – vencedor dos Prémios do Cinema Europeu – “Uma mulher fantástica” (Chile), “First They Killed My Father” (Camboja), “In the Fade” (Alemanha/França), “Loveless” (Rússia).

Série sobre mulheres lidera competição na TV
Nas categorias de televisão, é a minissérie “Big Little Lies”, de David E. Kelly produzida pela HBO, que lidera a corrida aos Globos de Ouro, com seis nomeações.

Shailene Woodley, Nicole Kidman e Reese Witherspoon

Este drama sobre a vida de um grupo de mulheres numa zona rica da Califórnia, destaca-se pelo desempenho das atrizes Nicole Kidman, Reese Witherspoon, Laura Dern e Shailene Woodley.

Reese Witherspoon e Nicole Kidman foram também produtoras executivas da série e explicaram, numa entrevista ao Delas.pt, em Los Angeles, como foi fazer um projeto focado em personagens femininas. Recorde aqui essa entrevista.

A 75.ª edição dos Globos de Ouro está marcada para 7 de janeiro em Beverly Hills, Califórnia, com apresentação de Seth Meyers.

Imagem de destaque: Reuters

AT com Lusa