Nova estrela da PlayStation é mulher e já conquistou os homens

Ainda são os homens que despendem mais tempo com videojogos, mas as mulheres estão a ganhar terreno como protagonistas das aventuras digitais. Em 2001, com gráficos muito primitivos, Lara Croft tornava-se numa das protagonistas mais épicas da história dos videojogos em Tomb Raider. Seguiu-se Sarah Connor, em Terminator, e Ellie, em The Last of Us. Com 2017 e o jogo Horizon Zero Dawn chega Aloy, uma nova super heroína (na galeria de imagens acima pode ver 10 personagens heroínas da ficção do sexo feminino). Miguel Cunha, Marketing Manager da PlayStation Portugal, não tem dúvidas: ter mulheres como protagonistas dos videojogos é uma tendência deste novo ano.

a carregar vídeo

“É uma tendência de 2017. Não é o único jogo que vai ter uma mulher como protagonista e isto já vem desde a Lara Croft, no Tomb Raider. É preciso jogar e perceber o jogo para perceber a importância da Aloy aqui, mas é um elemento que refresca os videojogos”, explica ao Delas.pt Miguel Cunha.

A protagonista de Horizon Zero Dawn – que já está à venda em Portugal – é uma jovem com cerca de 20 anos que foi abandonada assim que nasceu e acabou por crescer numa tribo, que a renegou. Entretanto, um apocalipse destruiu o planeta Terra, controlado agora por formas de inteligência artificial e espécimes robóticos. Enquanto investiga o seu passado, para descobrir onde pertence, qual a identidade da mãe e o que destruiu a Terra, Aloy tem de combater as máquinas para salvar o mundo.

links_casal

Perante este cenário negro, o que lhe vale é o facto de ter crescido num ambiente duro, onde aprendeu a sobreviver sem depender de ninguém. Durante a aventura, onde a PlayStation mais uma vez se esmerou graficamente, pode ver como Aloy caça com elegância e precisão.

“Joguei só um bocadinho, o suficiente para perceber que não é fácil, que vou ter de levar para casa e perder muitas horas à volta desta senhora. Também adoro o facto de ser mulher, adoro ser mulher durante uns minutos da minha vida. Vai ser a minha nova Lara Croft”, acrescentou o ator e apresentador Rui Unas, depois de ter experimentado o jogo.