#powerwoman LaToya Cantrell é a primeira mulher presidente em Nova Orleães

latoya

Ao fim de três séculos, a cidade mais populosa da Luisiana elege a primeira mulher para o cargo de presidente de Câmara. LaToya Cantrell tem 45 anos e é a protagonista de uma história com 300 anos, escrita sempre e até agora no masculino. Esta ainda conselheira municipal reuniu 60% dos votos, deixando para trás a antiga juiza Desiree Charbonnet.

“Merecemos melhor e, juntos, vamos mesmo conseguir ser melhores”, afirmou, em noite de celebração, a nova líder aos seus apoiantes, tendo agradecido a todos na sua página de Facebook.

De acordo com o canal norte-americano CNN, Cantrell considerou que “esta vitória não é apenas de LaToya, esta campanha só começou com e porque foi direcionada para as pessoas da cidade de Nova Orleães”.

Esta ativista deu nas vistas aquando da tragédia provocada pelo furacão Katrina e nas subsequentes cheias mortais. Estávamos em 2005 e, rapidamente, Cantrell trilhou caminho rumo à política, passando agora a suceder a Mitch Landrieu em maio, ocasião em que a cidade comemora os 300 anos da sua fundação.

Em mãos, a nova presidente têm tarefas duras para gerir. Entre elas, a crescente onda de violência, as reiteradas falhas nos equipamentos de água e as inundações, fruto das chuvas massivas que frequentemente têm atingido a região.

Nascida na Califórnia, LaToya mudou-se para a cidade – que agora vai presidir – para estudar na Universidade da Luisiana. Quando a tragédia se abateu sobre o estado – e em particular sobre a cidade -, esta política criou uma associação, organizou protestos e ajudou a reconstruir os bairros próximos onde vivia.

Em 2012, tornou-se conselheira municipal, conseguindo a reeleição dois anos depois. Durante o período que esteve no cargo, liderou a aprovação da lei que proíbe o consumo de tabaco em bares, casinos e na maioria dos espaços públicos da cidade.

Imagem de destaque: LaToya For NOLA/Facebook