Temos uma nova Secretária de Estado da Igualdade

igualdade de género

Sai Catarina Marcelino, entra Rosa Monteiro. A pasta da Igualdade tem uma nova mulher à frente.

A saída do Governo de Constança Urbano de Sousa do Governo parece ter precipitado uma remodelação mais profunda do executivo liderado por António Costa. A ida de Eduardo Cabrita para o Ministério da Administação Interna alterou também os detentores das secretarias de Estado.

A nova secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, que toma posse no sábado, era desde 2016 técnica especialista para a área da igualdade de género e cidadania no gabinete do ministro Adjunto Eduardo Cabrita.

Vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013 e 2017, Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro, de 44 anos, é licenciada em sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, mestre em ‘famílias e sistemas sociais’ e doutorada em ‘sociologia do Estado, Direito e Administração’ (2011).

Uma nota do gabinete do primeiro-ministro, António Costa, a revelar os nomes para liderarem quatro secretarias de Estado, refere que a nova governante se doutorou, na Faculdade de Economia de Coimbra, com uma dissertação sobre ‘Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, políticas e metamorfoses’.

Rosa Monteiro, sucede a Catarina Marcelino à frente da secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e esta secretaria muda de tutela passando a reportar a Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Rosa Monteiro é professora no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (instituição à qual também está ligada Maria Manuel Leitão Marques), no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades.

Natural de Coimbra, Rosa Monteiro, que é especialista em igualdade de género e estudos sobre as mulheres, reconhecida pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género, tem desenvolvido projetos de investigação e de investigação/ação no domínio das políticas locais de igualdade, dos mecanismos oficiais para a igualdade, e das migrações.

Entre 2012 e 2015, Rosa Monteiro foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, é membro das associações portuguesas de Estudos sobre as Mulheres e de Sociologia e tem participado e/ou coordenado projetos científicos como o Mundificar (para a integração de imigrantes na região de Viseu) ou para a implementação da integração de género na gestão, através de planos municipais, entre outros.